Autor Subscrever este autor
Avatar do usuário
Holmes
Fundador
Fundador
 
Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: Brasil
Distro utilizada: Kibojoe
Versão: 17.04
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate
Pesquisar artigos

Exportar artigo
Compartilhar em
Blogger Delicioso Digg Facebook Feed amigo Google Linked In Live Mixx MySpace Netvibes Reddit Stumble Upon Technorati Twitter Wordpress
 

Capítulo 9. Configurando os menus

ID do artigo: 104
Adaptado por: Holmes
Adaptado em: 02 Abr 2014, 06:19
Link externo para este artigo:
http://www.manjaro-linux.com.br/forum/kb.php?a=104

Imagem

O menu principal (Pekwm-Menu ou Root-Menu) é aquele que você vê quando clica com o botão esquerdo do mouse na janela do root, mais conhecido como desktop. Ou ainda quando você clica com o botão esquerdo do mouse em uma das quatro bordas das janelas do seu desktop. Essa opção vem habilitada por padrão nas maioria das distribuições GNU/Linux que fornecem pacotes compilados ou receitas de compilação.
Aviso...
Vale ressaltar que o menu principal é conhecido e apresentado com diversas nomeclaturas, abaixo as mais usadas

1 - Menu Principal
2 - Pekwm-Menu
3 - Root-Menu
4 - Menu do Root
5 - Menu de Raíz

Para não causar desconforto e facilitar o entendimento, vamos adotar como padrão neste capítulo, Menu Principal.


No arquivo de configuração do menu, você pode configurar também o menu da janela (window-menu). O menu da janela aparece quando o usuário clica com o botão esquerdo do mouse sobre a barra de título da janela em foco. Neste capítulo vamos chamar esse menu de Menu da Janela, mas também é conhecido como WindowMenu.
Veja a baixo uma imagem com exemplos. A figura nº 1, é mostardo o menu da janela, focando a opção “Toggle Decorations”, que uma vez executada faz desaparecer a decoração da janela em questão. A figura nº 2, mostra o menu principal (root menu), focando o editor de vídeo Open Shot.
Imagem

9.1. Sintaxe Básica do Menu
Como indicado anteriormente, os menus principal e das janelas seguem as regras definidas na sintaxe comum . Não há muitas opções possíveis, alcançando a simplicidade e o fácil entendimento, quer dentro da estrutura do menu principal, ou dentro de um submenu. Vale ressaltar que tudo é tratado por um único arquivo.
Como além dos tipos de menu padrão, Menu Principal (RootMenu) e Menu da Janela (WindowMenu), o usuário pode definir qualquer número de novos menus seguindo a mesma sintaxe.
O arquivo fica localizado em: ~/.pekwm/menu, onde temos as configurações habituais do menu principal e menu da janela, que pode ser moldado e configurado ao pleno desejo do usuário.

9.2 Sintaxes e estruturas dos menus
Vamos começar apresentando a estrutura do menu principal.

Submenu (aqui vai o nome do submenu)
Têm como função iniciar um submenu. Entre parênteses deve ser colocado o nome que vai aparacer no Menu Principal. Abaixo um exemplo da sintaxe.
Código: Selecionar todos
Submenu = "Multimídia" {


Entry (Aqui vai nome do programa, script ou comando executado)
Têm como função iniciar uma entrada do menu. Aqui é onde vamos colocar os nossos programas, scripts, variáveis etc. Tudo o que queremos que execute




Em Costrução




Localização do original
http://www.pekwm.org/files/pekwm/doc/0.1.17/html/config/menu.html



Modificado por

-

Conteúdo distribuído sob a licença GNU FDL

Este artigo foi editado por pekman em 11 Jul 2014, 07:57


^ Voltar ao Topo