[IMPORTANTE] O futuro incerto do fórum Manjaro Brasil!

Mais uma versão do Manjaro-BR.

Resolvidos os erros 1 , 3 e 5 da lista anterior.

Em relação ao item 2, o script agora funciona. Mas dá erro apenas quando a página digitada é a 1 ou se o número corresponder a uma página que não existe.

Depois eu posso explicar em detalhes a razão desse errinho, caso tenha por aí algum programador Javascript que queira tentar resolver.

Esse pacote já é quase uma cópia funcional perfeita do fórum. Faltam apenas detalhes pra ficar perfeita e copiar o Kowledge Base.

https://mega.nz/file/Y7phVSaa#fy-8AcZW5 ... WuU7R3-lAw

Há mais 3 errinhos pra incluir na lista. Vou listar aqui pra não esquecer depois:

8 - Na página de index tem que ajustar o link para o Manjaro Forums

9 - Na página do Manjaro Brasil Planet tem que ajustar o href do link de index.php para index.html

10 - Nas páginas de tópicos há um script para customizar a ordem de exibição das mensagens. Precisa ser trabalhado.

Estatísticas: Enviado por Pedro Reis — 16 Mar 2021, 20:22


[IMPORTANTE] O futuro incerto do fórum Manjaro Brasil!

Só um adendo: em um post anterior, um pouco ali acima, pus um link para o repo do projeto no GitHub.

Porém esse link não está mais valendo. Porque abandonei esse projeto inicial e comecei outro.

Para este novo projeto é que irei colocar o link do repositório aqui no tópico.

Inté.

Estatísticas: Enviado por Pedro Reis — 16 Mar 2021, 08:01


[IMPORTANTE] O futuro incerto do fórum Manjaro Brasil!

tioguda escreveu:
Pedro Reis escreveu:
Bom... se puderem, testem, procurem por problemas e depois me enviem um feedback.

Inté.


Primeiramente quero agradecer por ajudar com esse problema, baixei os arquivos e irei verificando conforme possível. Naveguei de forma aleatória em umas 100 páginas, e por enquanto não encontrei nenhum problema.

Eu também não posso ajudar muito por falta de conhecimento no assunto, mas coisas básicas como essa, é só falar que ajudarei com prazer.

Saudações.


Obrigado.

Fiz uma lista de problemas a resolver:

1 - O logo do Manjaro não está aparecendo nas páginas do simulacro estático. O logo é também um link para o portal inicial do fórum e o link funciona, mas o logo não fica visível. Parece que esta figura é inserida por um script JS, mas pode ser também por um código PHP. Não deve ser trabalho do CSS mas não tenho certeza. Não conheço muito a fundo essas tecnologias.

2 - Em uma subseção, um subfórum ou tópico que se estenda por muitas páginas, um script JS permite digitar o número da página para onde se quer ir.

No simulacro estático o script continua funcionando para os tópicos, mas falha para subseções e subfóruns. O motivo é porque na cópia estática as páginas de subseções e subfóruns são referenciadas usando uma nomenclatura diferente.

Por exemplo:

A página 2 da subseção Aplicativos teria originalmente a URL forum/aplicativos/page25.html

Na cópia estática é: forum/aplicativospage25.html

Já a 1a página seria forum/aplicativos/aplicativos.html no fórum real. No simulacro é forum/aplicativospage0.html

3 - Dentro da seção MANJARO OFFICIAL FORUNS existe a subseção Manjaro Forums. Que na verdade é um link para forum.manjaro.org, e não uma página de subseção.

Por isso o programa falhou e tentou baixar uma página em vez de criar um link. Precisa ser consertado.

4 - É preciso criar ainda o simulacro do Knowledge Base.

5 - O fórum tem o feed manjaro brasil planet, que lista as últimas postagens. A página no simulacro não está localizando seu arquivo CSS.

6 - Na página de index existe um frame que exibe um form ou o chat do fórum. Funcionalidades que não estarão disponíveis offline. O que fazer com a imagem exibida por este frame?

7 - Como é um fórum técnico, mais utilizado para solução de problemas, há um recurso interessante: quando alguém posta uma questão, assim que o problema é resolvido, o criador do tópico pode inserir o link "resolvido" apontando pro post que resolveu o problema. No simulacro este link está funcionando quando aparece em páginas de subseção, mas não em páginas de tópicos.

Estes são os 7 problemas (ou erros) que encontrei no atual estágio de construção do simulacro estático. Se alguém quiser tentar resolver alguns destes erros ou procurar outros erros, toda ajuda é bem-vinda. Por exemplo: os itens 3 e 5 podem ser corrigidos manualmente.

E estes 7 pontos se referem à última versão, mais atualizada que a do link que foi postado.

No entanto, para tornar a colaboração mais prática, simples e sistemática, quando eu tiver um tempo vou colocar tudo no meu repositório no GitHub (incluindo o código fonte dos programas). Pra quem já usa o Git e o GitHub, é tudo mais simples porque são ferramentas desenvolvidas para esse tipo de trabalho colaborativo, especialmente de programadores.

Mas para quem não conhece, o Git pode parecer complexo. Porém dá pra apresentar uma receita de bolo simples, aplicada a este nosso propósito específico, que pode ser utilizada por qualquer um.

Adiantando um pouco;

Com o Git, você pode ter uma cópia exata do projeto na sua máquina, apenas com o comando git clone <nome do repositorio>

E pode atualizar sua copia apenas digitando git pull.

Pode trabalhar na sua cópia local, editar os arquivos, e submeter seu trabalho - suas alterações - para ser incorporado ao repositório do projeto.

Quando tiver tudo arrumado lá, deixo aqui o link.

Inté.

Estatísticas: Enviado por Pedro Reis — 16 Mar 2021, 07:42


[IMPORTANTE] O futuro incerto do fórum Manjaro Brasil!

Pedro Reis escreveu:
Bom... se puderem, testem, procurem por problemas e depois me enviem um feedback.

Inté.


Primeiramente quero agradecer por ajudar com esse problema, baixei os arquivos e irei verificando conforme possível. Naveguei de forma aleatória em umas 100 páginas, e por enquanto não encontrei nenhum problema.

Eu também não posso ajudar muito por falta de conhecimento no assunto, mas coisas básicas como essa, é só falar que ajudarei com prazer.

Saudações.

Estatísticas: Enviado por tioguda — 16 Mar 2021, 01:59


[IMPORTANTE] O futuro incerto do fórum Manjaro Brasil!

Igor Isaias Banlian escreveu:
Por isso mesmo preciso de muita ajuda de todos vocês para fazer essa coisa complicada aí funcionar, kkkkkkkkkk... :mrgreen:

Atenciosamente,
Igor Isaias Banlian


https://mega.nz/file/drpwFCZb#EWFfCE2-H ... fyzYU66c2U

Este, acima, é o link para baixar a primeira cópia do fórum para testes.

Não é a versão final, é apenas para testes. Para quem quiser, fuçar e testar.

A versão final não vai ficar tão caprichada como a que fizemos do CC, mas vai cumprir seu papel mesmo assim.

Nesta versão ainda não é possível acessar as páginas de seção pela página de Index. Que são: normatividade, geral, mão na massa, etc... Mas é possível acessar as páginas de subseção de cada seção e navegar por elas, acessar os tópicos, as várias páginas de cada tópico...

Quase tudo funciona. Além do acesso às páginas de seção, o KB ainda não funciona e Manjaro Planet também não.

Evidentemente, em uma cópia estática, não será possível logar, postar, pesquisar, etc... Portanto qualquer tentativa de acessar alguma função dinâmica do fórum será redirecionada para uma página de aviso que ainda deverá ser construída.

Para navegar no fórum estático, baixe o arquivo, descompacte, e procure pelo arquivo portal.html dentro da pasta /forum. Apenas clique neste arquivo para navegar pelo simulacro estático.

Observe que este simulacro não depende de nenhum arquivo ou serviço no domínio www.manjaro-linux.com.br. Se este fórum ou servidor sair do ar não faz a menor diferença. No entanto arquivos e serviços fora deste domínio, em outros servidores, continuam sendo acessados, pois não seria necessário nem prático baixar todo e qualquer arquivo para a pasta da cópia desse fórum. Uma vez que estes arquivos e serviços continuarão disponíveis na internet mesmo se esse fórum for desativado.

Bom... se puderem, testem, procurem por problemas e depois me enviem um feedback.

Inté.

Estatísticas: Enviado por Pedro Reis — 15 Mar 2021, 07:42


[IMPORTANTE] O futuro incerto do fórum Manjaro Brasil!

yet1dev escreveu:
Olá, quanto a criação de um novo fórum eu acredito que uma alternativa seria criar um fórum usando o discourse...

Entendo que o Discourse seja mais moderno, mais atual, mais fácil de manter, porém eu ainda aposto no phpBB, que na versão atual, a 3.3.3, se tornou um sistema moderno, modular, estável e perfeitamente atualizável, além de usar as novas funcionalidades do PHP mais atual, portanto o novo fórum do Manjaro Brasil ainda será em phpBB, mas dessa vez, na atual versão!

Te garanto que não teremos mais problemas como esse no futuro, pois todo o problema aconteceu porque o Holmes editou, manualmente, vários arquivos do phpBB, afim de personalizar e instalar modificações no fórum, para melhorar a experiência dos usuários, porém, com isso, quebrou completamente a possibilidade de atualizações e manutenções de longo prazo!

No novo Manjaro Brasil eu não irei editar nada manualmente, se eu for instalar alguma modificação no phpBB, será na forma de um módulo, uma extensão, e o tema será sempre um derivado do tema padrão (sub-tema), portanto sempre será mantida total compatibilidade com a instalação padrão do phpBB, não acarretando nenhum problema futuro para atualizar o fórum!

Pedro Reis escreveu:
É possível obter uma cópia mais atualizada quando quiser com os programas que estão no meu repositório:

https://github.com/phedroreis/manjaro

São duas aplicações Java (GetTopics.java e GetSections.java) que precisam ser compiladas a partir dos fontes que estão lá.

Seu trabalho está sendo fantástico, muito obrigado mesmo, Pedro Reis, porém de Java eu não entendo absolutamente nada! Eu só sei "programar" em Shell Script (estando no Linux) e em Batch Script (estando no Windows), e alguma coisa extremamente básica e inicial em Python, fora isso, não entendo nada de programação, essa não é mesmo a minha área... Por isso mesmo preciso de muita ajuda de todos vocês para fazer essa coisa complicada aí funcionar, kkkkkkkkkk... :mrgreen:

Atenciosamente,
Igor Isaias Banlian

Estatísticas: Enviado por Igor Isaias Banlian — 12 Mar 2021, 18:21


Iniciante • GRUB não aparece

Rogério Wilsmann escreveu:
navegue até o caminho: /etc/grub.d/
dentro do grub.d vai ter este esse arquivo: 30_os-prober
os parâmetros vai estar assim: if [ "x${GRUB_DISABLE_OS_PROBER}" = "xtrue" ]; then
descomente onde diz: "xtrue" por "true" e salve o arquivo depois de editado, pode ser com kate mesmo...
e por último, update-grub no terminal...


Para mim funcionou!!!



Resolveu pra mim também. No meu caso sumiu apenas o windows do dual boot depois da última atualização.
valeu. Mas,concordo com o tioguda. Temos que verificar o post das atualizações.

Estatísticas: Enviado por tioway — 12 Mar 2021, 15:08


Iniciante • GRUB não aparece

Só lembre dessa alteração, futuramente quando tiver algum problema e for pedir ajuda, informe isso, ou pode ser difícil alguém imaginar que você alterou manualmente o arquivo /etc/grub.d/30_os-prober.

Saudações.

Estatísticas: Enviado por tioguda — 11 Mar 2021, 01:00


Iniciante • GRUB não aparece

tioguda escreveu:
Vocês devem ler as notas das atualizações, o modo correto para corrigir esses problemas sempre é informado lá, o método informado acima pode até ter funcionado, mas não é o mais recomendado de fazer.

Clique aqui e veja como fazer corretamente.

Saudações.



Valeu pela dica, consegui entender o funcionamento do comendo, mas não funcionou. Editei o arquivo "30_os-prober" manualmente e fiz o que Rogério disse e foi de primeira. Tudo funcionando perfeitamente.

== Editado em 10 Mar 2021, 23:23 ==

Rogério Wilsmann escreveu:
navegue até o caminho: /etc/grub.d/
dentro do grub.d vai ter este esse arquivo: 30_os-prober
os parâmetros vai estar assim: if [ "x${GRUB_DISABLE_OS_PROBER}" = "xtrue" ]; then
descomente onde diz: "xtrue" por "true" e salve o arquivo depois de editado, pode ser com kate mesmo...
e por último, update-grub no terminal...


Para mim funcionou!!!

Funcionou meu amigo.
Tirei o "x" de "xtrue", executei um sudo update-grub, reiniciei e tudo voltou ao normal.

Muito obrigado!

Estatísticas: Enviado por Tumbavazia — 10 Mar 2021, 23:18


Iniciante • GRUB não aparece

Vocês devem ler as notas das atualizações, o modo correto para corrigir esses problemas sempre é informado lá, o método informado acima pode até ter funcionado, mas não é o mais recomendado de fazer.

Clique aqui e veja como fazer corretamente.

Saudações.

Estatísticas: Enviado por tioguda — 10 Mar 2021, 20:54