Se você era usuário do antigo fórum Manjaro Linux Brasil, precisará fazer um novo cadastro neste novo fórum, pois os cadastros antigos não puderam ser migrados. Grato pela compreensão!

Blog e repositório Manjariando

Deixe sua contribuição, assim vamos facilitar a manutenção e configuração para outros membros que estão iniciando.
Avatar do usuário

Autor do tópico
tioguda
Mensagens: 39
Registrado em: 21 Mar 2021, 06:41
Contato:

Blog e repositório Manjariando

Mensagem por tioguda »

Para aqueles que ainda não conhecem, quero compartilhar minha singela contribuição para com os usuários que estejam conhecendo o Manjaro e pode encontrar alguma dificuldade com alguns pacotes da AUR. A primeira contribuição são alguns tutoriais através do blog Manjariando, em breve estaremos melhorando um pouco na aparência do blog, também estaremos adicionando a possibilidade do usuário instalar os pacotes/programas dos tutoriais através de um botão diretamente do blog, mas isso ainda vai levar alguns meses.

A segunda contribuição é o repositório que mantemos, para alguns ele não vai fazer diferença, outros se "recusarão" utilizar, mas para muitos será de grande ajuda, e é essas pessoas que são importante para o blog. Por ser apenas eu que faço todo o trabalho, não posso adicionar qualquer pacote, tenho que levar em consideração alguns fatores, que vai desde o tempo de compilação (por já disponibilizarmos muitos pacotes), até o tamanho do pacote compilado (meu upload é horrível).

Kernels

No momento nós disponibilizamos 3 kernels para os usuários, o Zen, o Hardened e o Xanmod. Para que o usuário não tenha dor de cabeça ao utilizar um desses kernels, também é disponibilizado para eles todos os drivers que ele encontraria no repositório do Manjaro.

Driver Nvidia

Quem possui uma placa de vídeo um pouco mais antiga já deve saber, elas não possuem mais suporte por parte do Manjaro, e no repositório do blog você encontrará esses drivers disponíveis. Os drivers que disponibilizamos mantém a compatibilidade com a ferramenta de drivers do sistema, mantendo a facilidade na instalação.

Nós disponibilizamos do drivers 304 até o driver 455, os drivers 390 nós só disponibilizamos para os kernels citados acima, já que ele ainda é mantido pelo Manjaro para os kernels do seu repositório. Para utilizar o drivers 304 da nvidia é necessário trocar o pacote do Xorg antes, siga as informações presentes nesse tutorial.

Adicionando o repositório

Se você quiser experimentar o repositório do blog, siga as informações do tutorial nessa página. Lembre-se que no momento é apenas uma pessoa que mantém o repositório, portanto ao utilizar o repositório, você deve aguardar pelo menos 24 horas para atualizar o sistema quando chegar uma atualização para o sistema, assim os pacotes do repositório já estarão atualizados conforme a nova atualização requisitar.

PKGBUILDs

Os pkgbuilds que utilizamos para compilar os pacotes presentes no repositório se encontram aqui, os pacotes que foram removidos de forma temporária ou ou definitiva se encontram aqui. Alguns pacotes entram primeiro em nosso repositório, posteriormente enviamos os mesmos para a AUR, você pode conferir esses pacotes aqui.

Apoiando o projeto

Nós iniciamos o projeto do repositório para ajudar quem utiliza e gosta do Manjaro, e faremos isso enquanto pudermos. Nesses três anos de repositório nós já passamos por alguns problema relacionado com o nosso hardware, felizmente os usuários que utilizam o blog e/ou o repositório sempre colaboraram conosco. Para evitar sufocos igual aos que passamos anteriormente, criamos um apoia-se, assim podemos ter o valor necessário quando acontecer algo com o hardware utilizado para manter o repositório, se você quiser contribuir, acesse pelo link abaixo.

Apoia-se

Então é isso pessoal, essa é minha pequena contribuição com a comunidade.

Saudações.
Não menospreze o dever que a consciência te impõe. CBJr