Se você era usuário do antigo fórum Manjaro Linux Brasil, precisará fazer um novo cadastro neste novo fórum, pois os cadastros antigos não puderam ser migrados. Grato pela compreensão!

Manjaro com i3wm instalado em laptop thinkpad nao funciona driver audio

Reporte aqui dúvidas sobre aplicativos diversos, instalação e utilização.
Avatar do usuário

Autor do tópico
docbrown
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Jul 2023, 23:36

Manjaro com i3wm instalado em laptop thinkpad nao funciona driver audio

Mensagem por docbrown »

Bom dia, amigos!!

Tudo bem com vocês?

Espero que sim, bom eu uso o manjaro com i3wm a um ano e alguns meses e até tive um problema certa vez e consegui resolver aqui no fórum e tudo estava funcionando perfeitamente bem, porém eu comprei um laptop novo(thinkpad E-14) e instalei o manjaro novamente com o gerenciador de janelas i3wm, instalei todos os aplicativos que uso comumente, atualizei o sistema tudo como deve ser feito, porém no momento de assistir a um video no youtube me deparei com um problema, o áudio não sai inclusive eu imaginei que tivesse no mudo, mas os atalhos não respondem na verdade, e outro fato é que tem um traço na diagonal cortando o ícone de audio na barra de status como se tivesse no mudo, mas não está, mas pra confirmar eu decidi fazer um teste. Eu tenho um pendrive com algumas isos de outros sistemas que costumo testar e pra minha surpresa todos os demais sistemas(manjaro com gnome, manjaro com kde plasma, debian com gnome, pop OS e big linux) funcionaram com áudio perfeitamente em modo live, porém o manjaro com i3wm mesmo no modo live não funciona o que me deixou mais intrigado, tentei dar boot com a opção de drivers proprietários e não proprietários, mas incrivelmente não funciona de forma alguma, até instalei um kernel mais antigo na versão lts, tentei instalar outro aplicativo controlador de som(pavucontrol), visto que o controlador que vem por padrao no manjaro é o alsa,mas também não deu certo Vocês podem me ajudar por gentileza?