Se você era usuário do antigo fórum Manjaro Linux Brasil, precisará fazer um novo cadastro neste novo fórum, pois os cadastros antigos não puderam ser migrados. Grato pela compreensão!

ajuda com opção para gravar vídeos

Assuntos relacionados com áudio e vídeo.

Autor do tópico
lujz-br
Mensagens: 12
Registrado em: 08 Abr 2021, 11:30

ajuda com opção para gravar vídeos

Mensagem por lujz-br »

Bom dia, tenho a placa Asus TUF GAMING B550M-PLUS, e tentei gravar vídeo de tela com som, mas o vídeo sai mudo... ou com chiado. Estou meio perdido. No Kdenlive tem o dispositivo de captura de audio, 1 para o pulse e mais de 10 para o alsa. Não achei configuração de som para descobrir qual dispositivo escolher... Por enquanto ficou em "default"...

Bom, tenho usado um headphone com microfone, não sei se está bom :/ Além de saber configurar o som, se tiver que comprar um microfone, não escolho com conexão usb, certo? Pois tem o MIC in de pluge na placa. Alguma sugestão de microfone simples com suporte que funcione no Manjaro?

Como faço? Quero usar a placa de som integrada da placa mãe, que dizem ser boa, sem uma placa de som extra.

Testei o microfone, com o fone de ouvido pelo comando "arecord | aplay" mas fica mudo, falo e não ouço nada. No Controle de Volume do PulseAudio tanto em gravando como em dispositivo de entrada, a barra vermelha fica se movendo... mas no teste não dá som :/ Vou testar esse microfone numa oficina de informática, e se estiver ruim, vou comprar outro...

Muito obrigado! Luiz

Nota1: O microfone está funcionando, foi testado em oficina... ainda posso comprar outro, mas de fato, tem algo aqui na configuração que não está bom. Uso
$ uname -a
Linux lud-txu 5.11.6-1-MANJARO #1 SMP PREEMPT Thu Mar 11 19:05:51 UTC 2021 x86_64 GNU/Linux

$ cat /etc/lsb-release
DISTRIB_ID=ManjaroLinux
DISTRIB_RELEASE=21.0
DISTRIB_CODENAME=Ornara
DISTRIB_DESCRIPTION="Manjaro Linux"

Depois de voltar da oficina onde foi testado o microfone, e dar esses dois comando aí de cima, testei novamente o "arecord | aplay" e funcionou!
Mais tarde vou tentar fazer a gravação com o kdenlive pra ver se funciona, e se a qualidade fica boa! Obrigado!

Creto

Re: ajuda com opção para gravar vídeos

Mensagem por Creto »

Olá,

Por partes:

- Quando você diz gravar vídeo de tela, seria do seu próprio sistema? Bem, se sim, já tentou o simplescreenrecorder?

T+
Avatar do usuário

wbaamaral
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Mai 2021, 17:15

Re: ajuda com opção para gravar vídeos

Mensagem por wbaamaral »

Estou com o mesmo problema, há algum tempo eu vi a solução pelo forum... era remover um pacote... porém faz tanto tempo que eu não me recordo.

Código: Selecionar todos

smaug                       
    description: Computer
    width: 64 bits
    capabilities: smp vsyscall32
  *-core
       description: Motherboard
       physical id: 0
     *-memory
          description: System memory
          physical id: 0
          size: 32GiB
     *-cpu
          product: Intel(R) Core(TM) i5-8400 CPU @ 2.80GHz
          vendor: Intel Corp.
          physical id: 1
          bus info: cpu@0
          size: 2784MHz
          capacity: 4GHz
          width: 64 bits
          capabilities: fpu fpu_exception wp vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx pdpe1gb rdtscp x86-64 constant_tsc art arch_perfmon pebs bts rep_good nopl xtopology nonstop_tsc cpuid aperfmperf pni pclmulqdq dtes64 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 sdbg fma cx16 xtpr pdcm pcid sse4_1 sse4_2 x2apic movbe popcnt tsc_deadline_timer aes xsave avx f16c rdrand lahf_lm abm 3dnowprefetch cpuid_fault epb invpcid_single pti ssbd ibrs ibpb stibp tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid ept_ad fsgsbase tsc_adjust bmi1 avx2 smep bmi2 erms invpcid mpx rdseed adx smap clflushopt intel_pt xsaveopt xsavec xgetbv1 xsaves dtherm ida arat pln pts hwp hwp_notify hwp_act_window hwp_epp md_clear flush_l1d cpufreq

        *-display
             description: VGA compatible controller
             product: UHD Graphics 630 (Desktop)
             vendor: Intel Corporation
             physical id: 2
             bus info: pci@0000:00:02.0
             version: 00
             width: 64 bits
             clock: 33MHz
             capabilities: vga_controller bus_master cap_list rom
             configuration: driver=i915 latency=0
             resources: irq:131 memory:be000000-beffffff memory:c0000000-cfffffff ioport:6000(size=64) memory:c0000-dffff

Gravei esse vídeo, dá para ver como fica piscando a tela.


Se alguém puder responder novamente, fico grato.

Att,

Amaral :ugeek:
Anexos
2021-05-13_17-17.png
2021-05-13_17-17.png (30.34 KiB) Exibido 5290 vezes
2021-05-13_17-17.png
2021-05-13_17-17.png (30.34 KiB) Exibido 5290 vezes
conf-wba.png
conf-wba.png (34.66 KiB) Exibido 5290 vezes
conf-wba.png
conf-wba.png (34.66 KiB) Exibido 5290 vezes

Creto

Re: ajuda com opção para gravar vídeos

Mensagem por Creto »

Olá,

Você(s) usam que programa para gravar tela no manjaro eu em um PC bem, bastante, modesto, velho, raquitico, gravo a tela do meu PC sem problema algum e não pisca nem nada


T+

Autor do tópico
lujz-br
Mensagens: 12
Registrado em: 08 Abr 2021, 11:30

Re: ajuda com opção para gravar vídeos

Mensagem por lujz-br »

Creto escreveu: 12 Abr 2021, 19:17 Olá,

Por partes:

- Quando você diz gravar vídeo de tela, seria do seu próprio sistema? Bem, se sim, já tentou o simplescreenrecorder?

T+
Sim, do meu sistema! Esse e bom, mas tenho usado o próprio kdenlive, já que vou editar nele...
Muito obrigado!
Avatar do usuário

overlock
Mensagens: 34
Registrado em: 20 Jun 2021, 15:45

Re: ajuda com opção para gravar vídeos

Mensagem por overlock »

lujz-br escreveu: 17 Jun 2021, 10:44
Creto escreveu: 12 Abr 2021, 19:17 Olá,

Por partes:

- Quando você diz gravar vídeo de tela, seria do seu próprio sistema? Bem, se sim, já tentou o simplescreenrecorder?

T+
Sim, do meu sistema! Esse e bom, mas tenho usado o próprio kdenlive, já que vou editar nele...
Muito obrigado!
Tenta com outro software para fins de teste,pode ser algo com o kdenlive e seu driver.
Linux User # 480186
Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico