Joliv escreveu:tropper escreveu:testei, é impressionante como eles conseguem fazer um XFCE tão leve. O sistema inicia 268 mb. Incrível. O tal do calamares é interessante.
Se continuar nesse rítmo o Manjaro vai dominar o mundo. Lol
Olá, está a falar de um sistema a 32 bits ou 64 bits?
268 mb para um xfce (suponho que se refira a um desktop vazio) não será um pouco elevado no caso de 32 bits?
Será que o esforço em otimizar o consumo de ram não pode ser mais acentuado? Pelo que tenho "percebido", conseguir valores mais baixos desde o surgimento dos últimos kerneis, tem sido um enorme desafio, portanto sem resultados positivos!
O mesmo valor obviamente se consideraria normal a 64 bits.
Trata-se de uma matéria à qual preciso dar atenção visto que a minha máquina tem limitações, se bem que apenas ainda tenho experiência de utilização do ubuntu (anterior SO) e inevitavelmente comparo performances. Apesar de vir notando maior adaptabilidade com o Manjaro, vou avaliando essa capacidade em diversas circunstâncias.
Sistema 32 Bit, e não é elevado, pelo contrário está abaixo. E te explico porquê.
1- Versão instável, pré-alfa. Isso torna o sistema menos responsivo, pois os ajustes cmeçam a partir de agora.
2- Systemd, O systemd têm 9 daemons, e isso consome muita memória. E olhei as confs do Systemd e elas ainda não foram ajustadas.
3- Kernel ainda precisa de ajustes para melhorar o desempenho e casar melhor com desempenho do manjaro e Systemd.
4- O meu teste foi realizado em um notebook com hardwere SIS de cima em baixo. E é de conhecimento de todos nós, que SIS mais linux é = a merda. Só x tava consumindo 70 mb. Isso em ocasioes estáveis, ou em um Intel, provavelmente não acontece. Ex, no ManjaroPek estável, meu X consome 9 mb.
5- Sistemas baseados em Arch consomem mais memória, pois é compilado para priorizar o máximo desempenho, e isso exige mais recursos da máquina. Por isso são mais rápidos.
6- O Kernel 3.14 têm um recurso de alocação de blocos na própria RAm e não no SWAP.
7- O Sistemd usado, têm mais firulas que o atual.
8- O GVFS tá bugado, fui limpar a lixeira e o sistema travou, consumiu 100% da CPU.
Bem esses são os pontos.
E vejo que para um pré-alfa, o Manjaro XFCE está muito abaixo no quesito de consumo de recur sos. E na minha opinião, é a melhor distro com XFCE.