Venho já a algum tempo utilizando outras distros tendo se dado o meu primeiro contato com Linux atraves do Linux Mint - Mate 18.1, em seguida kde, entao cansado da aparencia do mint que independente da interface grafica continua praticamente igual parti para o ubuntu com Unity 16.04lts.
me apaixonei pelo visual dele logo de cara ... ate eu descobrir que ele consumia 3,4 gb de memoria ram dos meus 4gb apenas com o navegador aberto(+3 abas), ja começando a notar um cert lentidao no sistema...entao parti pro lubuntu( desenpenho sem palavras, porem nao demorei a sair dele pela interface que nao me agradou muito) e fui em seguida pro xubuntu que tem um otimo equilibrio entre desempenho e aparencia), a partir dai percebi que ja estava com a mania de trocar de distro toda hora devido a infinidade de opções disponiveis...( testei open suse nao consegui faze-lo roda corretamente nao podendo alterar a resoluçao que permanecia travada em 640x480p no meu monitor de 1600x900p.. nao encontrando solucao parti instalei o manjaro KDE e pelo amor de deus que interface linda.. ai fui atualizar o sistema e ele demorou umas 5 horas baixando 1gb e pouco de atualizacoes a uma velocidade media de 40kb/s. terminado tudo vi que ficou super funcional e me apaixonei pelo recurso kde Connect que acredito nao ser exclusivo do manjaro mas sim do KDE como o nome sugere. tudo as mil maravilhas. resolvi que ia instalar o manjaro num hd solo... porque aqui em ksa o pc nao é so meu e minhas irmas mexem nele tambem( atraves do windows) entao se eu simplesmente o deletasse daria logo confusao afinal elas usam para "jogar ".
Para encurtar logo instalei ele num hd solo assim que fui mudar o driver de video da minha placa do open source para o proprietario foi tudo uma beleza ate eu reiniciar e o sistema simplesmente nao ligou mais travava antes dar boot.
hoje sedo tentei entao voltar par distro com repositorios e comando dos quais ja estava acostumado a usar (ubuntu e seus derivado) porem com a interface do kde... e simplesmente todas as intalacoes estavam dando erro umas no boot( que sempre faço via pendrive) e outras durante a instalacao tentei varias distro e bootando (não sei se esse termo existe) o pendrive atraves de varios programas diferentes e simplismente nao deu "Rock" rsrs.
Ate que ao tentar uma ultima instalacao do KDE Neon o programa travou entao eu o fechei mas depois meu pendrive ( que a proposito é o unico meio que tenho disponivel para instalacao dos sistemas operacionais) acusou estar protegido contra gravaçoes... nada entrava e nada saia.. tentei formatar pelo manjaro que estava instalado no outro hd ao lado do windows, porem falhava, tambem tentei pelo windows e falhava.. nao teve jeito e mesmo dando uma pesquisada de como contornar o ocorrido nada muto claro foi encontrado.
Decidi entao largar de mão por enquanto e tentar dar uma chance para o manjaro que ja estava instalado, que nao deu nenhum bug depois de eu instalar o mesmo driver proprietario( talvez por te-lo atualizado ele primeiro) em fim. Gostei muito do manjaro assim tambem como da interface do kde nele, e decidi que vou me esforçar um pouco para me acostumar com ele e tentar ser mais produtivo digamos assim... ( o fato é que eu ja estava meio acostumado com "APT" do ubuntu e companhia, e ao chegar no manjaro sem quer saber da um comando para atualizar o sistema e seus respectivos pacotes acabei ficando com o pé atras, ( ala comodidade rsrs) mas vou tentar me acostumar com a maneira "Manjaro de fazer as coisas daqui pra frente.
Meu sincero Boa Tarde a todos, e um otimo final de semana.