O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Avisos importantes aos membros da comunidade.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.

O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor robsonpc » 27 Mar 2014, 23:01  •  MS 61

Vou baixar e testar em Vm, se rodar bem meto no desktop do trabalho ahaha..
Parabéns a todos pela iniciativa!!
** Manjaro Home aqui. **
Avatar do usuário
robsonpc
Avançado

 
Mensagens: 290
Artigos: 3
Registro: 17 Dez 2013, 16:44
Localização: PG
Agradeceu: 24 vez(es)
Agradecido: 24 vez(es)
Distro utilizada: Debian
Versão: Testing
Ambiente: Gnome
Repositório: Testing
Habilidade: Advanced

Re: O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor Igor Isaias Banlian » 30 Mar 2014, 20:23  •  MS 62

Goro Daimon escreveu:Seria mais vantagem criar um instalador de programas tipo mint install. É mais amigável.

"Fizemos" (não fui eu) um desse tipo para o Resulinux... :roll:

Resultado: Ficou totalmente obsoleto quando não tivemos mais gente disponível para consertar todos os scripts que faziam as instalações e configurações automáticas dos programas e jogos disponibilizados, haja visto que com o tempo foram quebrando todos os scripts... :cry:

A grande questão neste caso não é nem ser contra ou à favor disso, mas sim o seguinte:

=> Temos programadores e designers competentes o suficiente para fazermos um software, do zero, que faça isso (central de programas) com a devida qualidade e visual profissional? :?:

=> Temos gente que poderá manter PARA TODO SEMPRE (sem desculpas) o código de tal software compatível com toda e qualquer modificação que os instaladores dos programas e jogos exigirem a cada nova versão dos mesmos, para nunca ficarem quebrados? :?:

Bom, eu não acredito que nossa amadora comunidade consiga cumprir tais requisitos, pois NÃO DEU CERTO NO RESULINUX (o instalador amigável de programas e jogos [a tal central de aplicativos] era mal programada, feia e ficou toda quebrada com o tempo) e desta vez não seria diferente! :twisted:

Resumindo: Acho tecnicamente inviável manter algo assim nos padrões de comunidade que temos no Brasil (e que tem ficado com cada vez menos gente, independente de ser sobre a distro "X" ou a distro "Y"), que é extremamente diferente do que temos na "gringolândia" com o Mint, que tem centenas de pessoas que sabem programar muito bem, designers profissionais, mantenedores, tradutores, etc., disponíveis o tempo todo (e sem desculpas para largarem o projeto na primeira dificuldade encontrada, como acontece no Brasil o tempo todo, em todas as comunidades)! :ugeek:

lueneberg escreveu:(...) duas [distros] chamaram atenção , uma lxde e outra com xfce, mais não essas personalizações normais, bem acabadas, acho que seria um foco para Manjaro Brasil...

Fiquei curioso: Quais são essas duas distros que você testou (com LXDE e XFCE) e gostou??? :mrgreen:

Atenciosamente,
Igor Isaias Banlian
Avatar do usuário
Igor Isaias Banlian
Administrador

 
Mensagens: 76
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: São Paulo / SP
Agradeceu: 6 vez(es)
Agradecido: 4 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.3
Ambiente: KDE
Repositório: Unstable
Habilidade: Advanced

Re: O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor lueneberg » 30 Mar 2014, 20:58  •  MS 63

Igor Isaias Banlian escreveu:
Goro Daimon escreveu:Seria mais vantagem criar um instalador de programas tipo mint install. É mais amigável.

"Fizemos" (não fui eu) um desse tipo para o Resulinux... :roll:

Resultado: Ficou totalmente obsoleto quando não tivemos mais gente disponível para consertar todos os scripts que faziam as instalações e configurações automáticas dos programas e jogos disponibilizados, haja visto que com o tempo foram quebrando todos os scripts... :cry:

A grande questão neste caso não é nem ser contra ou à favor disso, mas sim o seguinte:

=> Temos programadores e designers competentes o suficiente para fazermos um software, do zero, que faça isso (central de programas) com a devida qualidade e visual profissional? :?:

=> Temos gente que poderá manter PARA TODO SEMPRE (sem desculpas) o código de tal software compatível com toda e qualquer modificação que os instaladores dos programas e jogos exigirem a cada nova versão dos mesmos, para nunca ficarem quebrados? :?:

Bom, eu não acredito que nossa amadora comunidade consiga cumprir tais requisitos, pois NÃO DEU CERTO NO RESULINUX (o instalador amigável de programas e jogos [a tal central de aplicativos] era mal programada, feia e ficou toda quebrada com o tempo) e desta vez não seria diferente! :twisted:

Resumindo: Acho tecnicamente inviável manter algo assim nos padrões de comunidade que temos no Brasil (e que tem ficado com cada vez menos gente, independente de ser sobre a distro "X" ou a distro "Y"), que é extremamente diferente do que temos na "gringolândia" com o Mint, que tem centenas de pessoas que sabem programar muito bem, designers profissionais, mantenedores, tradutores, etc., disponíveis o tempo todo (e sem desculpas para largarem o projeto na primeira dificuldade encontrada, como acontece no Brasil o tempo todo, em todas as comunidades)! :ugeek:

lueneberg escreveu:(...) duas [distros] chamaram atenção , uma lxde e outra com xfce, mais não essas personalizações normais, bem acabadas, acho que seria um foco para Manjaro Brasil...

Fiquei curioso: Quais são essas duas distros que você testou (com LXDE e XFCE) e gostou??? :mrgreen:

Atenciosamente,
Igor Isaias Banlian



Ola Igor, primeiro em relação ao instalador, concordo com vc, fui moderador do Resulinux e as coisas se perderam lá principalmente por falta de uma equipe, Assim como aconteceu no Kurumin ( no qual eu era tb moderador e ajudava a manter um script do ícones mágicos) e por vários motivos tb foi esquecido, assim que aconteceu com kalango, dizinha, tupiserver, kurumin ng e outros. o problema e manter a equipe e ter um sistema atualizado, sou a favor de usar um instalador oficial, assim é mais fácil de manter as atualizações e uma pequena equipe da conta da distro em si... mesmo assim é difícil, eu mesmo não me ofereço pois não tenho tempo....

qto a segunda pergunta, as distros são:

Voyager Linux ( XFCE) Link: http://goo.gl/AeTUhg

Lxle Linux (LXDE) Link: http://lxle.net/

obs: achei as duas diferenciadas sem muita firulas....
http://www.brasillivre.org
“O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem.”
“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito”

Imagem
Avatar do usuário
lueneberg
Especial

 
Mensagens: 436
Artigos: 1
Registro: 14 Out 2012, 21:33
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 22 vez(es)

Re: O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor Igor Isaias Banlian » 30 Mar 2014, 22:22  •  MS 64

lueneberg escreveu:qto a segunda pergunta, as distros são:

Voyager Linux ( XFCE) Link: http://goo.gl/AeTUhg

Lxle Linux (LXDE) Link: http://lxle.net/

obs: achei as duas diferenciadas sem muita firulas....

Realmente, eu vi os vídeos e ambas as distros parecem bem diferenciadas, embora realmente tenham poucas firulas, sejam mais diretas e simples, porém bem acabadas, ao menos é a impressão que passam nos vídeos... ;)

Espero que sirvam de inspiração pro pessoal do ManjaroPek fazer um trabalho bem polido também, o que com certeza absoluta farão! :mrgreen:

Atenciosamente,
Igor Isaias Banlian
Avatar do usuário
Igor Isaias Banlian
Administrador

 
Mensagens: 76
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: São Paulo / SP
Agradeceu: 6 vez(es)
Agradecido: 4 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.3
Ambiente: KDE
Repositório: Unstable
Habilidade: Advanced

O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor Benezinho » 31 Mar 2014, 06:00  •  MS 65

Me metendo na conversa "alheia" quanto a esses instaladores:

Alguns sabem que sou usuário do Epidemic e ele também tem um instalador, tanto da distro como de alguns aplicativos como exemplo esse mesmo instalador (easy channel) instala o VirtualBox direto da Oracle entre outros, é sim bem eficiente, mas..., concordo plenamente com os questionamentos do Igor e lueneberg, ou pergunta: teremos aqui alguém com disponibilidade de manter tudo isso sem "desculpas"?

T+
Benezinho
 

O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor pekman » 31 Mar 2014, 22:53  •  MS 66

Eitaaa!!! Esse tópico bombando. Que beleza.

Bom, aqui vai a minha idéia...

Versões para iniciantes já têm. Nada melhor que a versão oficial XFCE, KDE ou as comunitárias Mate, LXDE, Gnome, E17.

O ponto primordial é: Alguém conhce o Pekwm? Conhecem uma distro que trás Pekwm como desktop ou gerente de janelas?
E que tal ter um desktop poderoso, prático, firulento por apenas R$ 6 mb? Isso, pekwm usa 6 mb de memória, e é mais poderoso que OpenBox. Têm funções únicas.

Promeça: Além de vcs não conhcerem uma distro com Pekwm (a maioria), pois o Manjaro será a segunda distro que eu conheço que terá Pekwm entre seus sabores. Mas têm uma coisa que vcs nunca viram antes, tenho certeza que vão gostar, e essa coisa vai ser padrão nos outros sabores do Manjaro, vai chamar muita a atenção e será destque.

O manjaro pek não vai ter Gui para configurar nada, pelo menos nesta 1ª versão, pois Pekwm é todo Manual, das opções de efeito, até o menu. Mas vira com muitas opções de confs prontas, porem comentadas, ou seja, pelo menos descomentar uma linha o usuário vai aprender (isso se ele não souber).

O projeto até agora é simples, minimalista, e têm como público alvo, aqueles que gostam de coisas simples, e fazer as coisas do seu jeito, aquele usuário mais curioso, que está em fase transitória, querendo ir mais afundo.

Resumindo: não têm nada de mais, mas vai se sustentar pela filosofia simpes, buscando uma didática de compreensão de como funcionam as coisas via texto.

Logo darei mais explicações.
Imagem

Um alemão se apossou do tropper na #freenode. A partir de agora sou o pekman. Não bastasse os 7x1 ainda roubaram meu nick de 5 anos de uso.
Avatar do usuário
pekman
Intermediário

 
Mensagens: 501
Artigos: 1
Registro: 12 Fev 2014, 06:38
Localização: Aragarças - GO
Agradeceu: 5 vez(es)
Agradecido: 37 vez(es)
Distro utilizada: ManjaroPex
Versão: 0.8.11
Ambiente: Pekwm
Repositório: Testing
Habilidade: Gurú

O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor Benezinho » 01 Abr 2014, 08:21  •  MS 67

tropper escreveu:Eitaaa!!! Esse tópico bombando. Que beleza.

Bom, aqui vai a minha idéia...

Você acha ;)

tropper escreveu:(...)
pelo menos descomentar uma linha o usuário vai aprender (isso se ele não souber).

Esse já é um diferencial, bom, no meu ponto de vista.

tropper escreveu:O projeto até agora é simples, minimalista, e têm como público alvo, aqueles que gostam de coisas simples, e fazer as coisas do seu jeito, aquele usuário mais curioso, que está em fase transitória, querendo ir mais afundo.

Resumindo: não têm nada de mais, mas vai se sustentar pela filosofia simples, buscando uma didática de compreensão de como funcionam as coisas via texto.

Logo darei mais explicações.

Pois saiba que mesmo eu sendo um burro de botas (que nem botas usa) sou faminto por novos horizontes e sarei um a usar esse sabor do Manjaro, pois uma coisa é bem certa se for para ter as tais "firulas desnecessárias" eu jamais usaria um GNU/Linux e ficava lá onde estava ;)

T+
Benezinho
 

O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor Igor Isaias Banlian » 03 Abr 2014, 12:17  •  MS 68

tropper escreveu:Mas têm uma coisa que vcs nunca viram antes, tenho certeza que vão gostar, e essa coisa vai ser padrão nos outros sabores do Manjaro, vai chamar muita a atenção e será destque.

Uia, agora fiquei mesmo curioso! :mrgreen:

tropper escreveu:O manjaro pek não vai ter Gui para configurar nada, pelo menos nesta 1ª versão, pois Pekwm é todo Manual, das opções de efeito, até o menu. Mas vira com muitas opções de confs prontas, porem comentadas, ou seja, pelo menos descomentar uma linha o usuário vai aprender (isso se ele não souber).

Certo, só quero comentar a parte do "pelo menos nesta 1ª versão":

Se em uma versão futura o Manjaro Pek tiver algum centro de controle, via GUI, para lidar com as configurações todas deste ambiente desktop, por favor, por caridade, por clemência, escolham um método de fazê-lo de forma que seja uma GUI rápida, estável, simples e cujo código siga padrões, não fazendo igual algumas distros, que usam o Gambas, algo derivado do dialog, do curses/ncurses, ou o arcaico TK/TCL, por exemplo, para fazer tal tipo de software, e fica uma meleca só, digna de chorar de desespero ao tentar usá-lo! :lol:

Em outras palavras mais diretas: Só façam GUIs para algo se tiverem alguém na equipe que saiba realmente o que está fazendo, não um curioso/fuçador de GUIs para Shell Scripts que venha dizer que pode "quebrar o galho" (como sempre acontece com as distros nacionais, internacionalmente mal faladas por causa das gambiarras medonhas, feitas por gente sem a menor noção do que está fazendo)! :ugeek:

Atenciosamente,
Igor Isaias Banlian
Avatar do usuário
Igor Isaias Banlian
Administrador

 
Mensagens: 76
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: São Paulo / SP
Agradeceu: 6 vez(es)
Agradecido: 4 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.3
Ambiente: KDE
Repositório: Unstable
Habilidade: Advanced

O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor Renan Rischiotto » 03 Abr 2014, 19:25  •  MS 69

Olá,

Vou falar uma coisa nada a ver com o tópico mas sei lá, talvez possa ajudar.

Em vez de criarem um sabor do Manjaro, por que não ajudam a distro LaciOS que foi criada nacionalmente (ou em Portugal, não sei ao certo rsrs) e que possui uma equipe bem dedicada (ao que aparenta)? Eles me parecem ser um pessoal com foco, objetivo, querendo fazer as coisas certas nas documentações e tal, ajudando o Debian (distro base), querendo ser bom para o usuário final. Estão precisando de gente para ajudar, a equipe é pequena, e precisam de ajuda financeira também, sem isso nenhuma distro vai pra frente. O site é esse, está meio desatualizado (acho que eles não tiveram tempo de atualizar), pois o fórum foi desativado e substituído por uma mailing-list, e já saiu a versão final da LaciOS. Podem conferir vídeos sobre a distro no canal do Carlos Carvalho. Mas o fórum Linux e Companhia ainda está ativo, foi onde a distro nasceu.

Abraços.
Renan Rischiotto
Avançado

 
Mensagens: 286
Registro: 10 Jan 2014, 18:55
Agradeceu: 19 vez(es)
Agradecido: 13 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 20.2.1
Ambiente: Xfce
Repositório: Estável
Habilidade: Novato

O que acham? Criar uma edição brasileira do Manjaro

Mensagempor Igor Isaias Banlian » 19 Abr 2014, 15:55  •  MS 70

Renan Rischiotto escreveu:Em vez de criarem um sabor do Manjaro, por que não ajudam a distro LaciOS que foi criada nacionalmente (ou em Portugal, não sei ao certo rsrs) e que possui uma equipe bem dedicada (ao que aparenta)?

(...) Debian (distro base)...

Você mesmo já respondeu sua pergunta e nem percebeu! :lol:

Lá a distro base é Debian, aqui é Arch/Manjaro, o que faz toda a diferença! ;)

Eu, por exemplo, NÃO APOIARIA essa distro do pessoal daqui se não fosse base Arch! :ugeek:

Atenciosamente,
Igor Isaias Banlian
Avatar do usuário
Igor Isaias Banlian
Administrador

 
Mensagens: 76
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: São Paulo / SP
Agradeceu: 6 vez(es)
Agradecido: 4 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17.1.3
Ambiente: KDE
Repositório: Unstable
Habilidade: Advanced

AnteriorPróximo

Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Dificuldade com CUPS e drivers para instalar uma EPSON

por bemanu » 01 Fev 2021, 13:09

Respostas: 0

Exibições: 94

01 Fev 2021, 13:09

por bemanu Ver última mensagem

PJE NO MANJARO

por LucasMigliorini » 20 Abr 2020, 12:28

Respostas: 5

Exibições: 670

21 Abr 2020, 23:40

por tioguda Ver última mensagem

Manjaro Brasil abandonado?

por Francis » 28 Dez 2020, 14:14

Respostas: 4

Exibições: 312

26 Jan 2021, 14:10

por Igor Isaias Banlian Ver última mensagem

reinstalação de manjaro com /home separada

por Asakura_Hao » 06 Dez 2020, 17:36

Respostas: 2

Exibições: 187

17 Dez 2020, 19:00

por Asakura_Hao Ver última mensagem

Problemas -- Xfce 4.14.2 - Kernel 5.6.16-1-MANJARO - Tampa N

por Thiago Zangaro » 18 Jun 2020, 08:59

Respostas: 4

Exibições: 429

19 Jun 2020, 02:40

por Thiago Zangaro Ver última mensagem

Voltar para Painel de Avisos



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

^ Voltar ao Topo