Cliente Zimbra

Assuntos relacionados a utilização do Arch Community Repository.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Cliente Zimbra

Mensagempor Fernando Almeida » 29 Jun 2016, 11:00  •  MS 1

Bom dia,

Poderiam compilar o seguinte pacote: https://www.zimbra.com/downloads/zimbra-desktop/

e colocar na AUR, por gentileza?

Não consegui compilar de jeito nenhum usando esse tutorial:

Como compilar e instalar programas a partir do codigo-fonte no Linux:

1 – baixar o pacote codigo-fonte e desempacotar .tar.gz / tar.bz2 / zip
2 – ler a documentação (readme/install).
3 – Configuração do ambiente:
Script de configuração (#./configure)
4 – Compilar. (#make)
5 – Instalar pacotes. (#make install)

- Baixe o pacote e no terminal digite: mkdir tmp (criar diretorio)
- mova o arquivo para o diretório que você criou com o comando: mv (nome.do.pacote).tar.gz /home/(usuario)/tmp/
- Va para pasta tmp: cd /home/usuario/tmp/
- tar -xvzf (nome.do.pacote).tar.gz (descompactar)
* se tiver baixado arquivo com extensão .bz2 utilizar comando -xvjf
- Digite: ./configure (configurar script)
- Digite: make (compilar pacote)
- Digite: make install (instalar pacote)
- Digite: make clean(limpar arquivos gerados)


Desde já, obrigado.
Editado pela última vez por Holmes em 29 Jun 2016, 11:46, em um total de 1 vez.
Razão: correções pontuais
Avatar do usuário
Fernando Almeida
Aprendiz

 
Mensagens: 34
Registro: 08 Jun 2016, 10:48
Agradeceu: 17 vez(es)
Agradecido: 2 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: XFCE4
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Cliente Zimbra

Mensagempor chmercesmoreira » 30 Jun 2016, 16:01  •  MS 2

Olá colega, fiz o teste de instalação desse programa aqui e consegui instalar ele, mas com algumas ressalvas, aparentemente o site só disponibiliza o pacote já compilado, e apenas para a arquitetura de 32 bits. Ou seja, só é possível executar ele em um sistema de 32 bits.

Esse tutorial que você estava seguindo é utilizado quando o fornecedor do programa disponibiliza para download os arquivos fontes, e o usuário é responsável por compilar esses arquivos (gerar o binário).

Eles forneceram um tutorial explicando como instalar (no caso instalar aqui não é compilar, e sim mover os arquivos para os locais apropriados) o programa:
https://files.zimbra.com/website/docs/7 ... _7.2.7.pdf
Na página 18, eu segui o tutorial na minha máquina com sistema 64 bits, resumindo o que você vai ter que fazer:
Baixar a última versão do programa para Linux,
abrir o terminal e navegar até o diretório onde se encontra esse arquivo,
descompactar o arquivo com o comando:
Código: Selecionar todos
sudo tar xzvf /caminho/para/arquivo/arquivo.tgz

navegar até o novo diretório que foi extraído, e executar o comando:
Código: Selecionar todos
sudo perl install.pl


Nessa etapa recebi duas mensagens de erro, uma avisando que eu não tinha o JRE (Java Runtime Environment), sendo que na verdade eu tinha, só que era a versão openJDK, e não a proprietária da Oracle, então você vai precisar instalar a versão proprietária, no AUR tem, instale com o comando:
Código: Selecionar todos
yaourt -S jre

Depois que instalar, execute o comando:
Código: Selecionar todos
archlinux-java status

E veja quais são os ambientes java disponíveis no sistema, vai aparecer dois, o openJDK padrão que já vem instalado no sistema, e o java que é o proprietário da Oracle, vai ser necessário executar o comando:
Código: Selecionar todos
sudo archlinux-java set "*"

Onde "*" é o nome que aparece na saída do comando archlinux-java status correspondente ao Oracle JRE.

A segunda mensagem de erro era alertando que o meu sistema 64 bits não continha as bibliotecas necessárias para executar esse programa de 32 bits.

Depois que você tiver as dependências instaladas siga com a instalação:
Código: Selecionar todos
sudo perl install.pl

Aperte [ENTER] para continuar com as configurações padrões.
Depois de instalado, execute o comando:
Código: Selecionar todos
/opt/zimbra/zdesktop/linux/user-install.pl

E novamente pressione [ENTER] para concordar com as configurações padrões.
Mas atenção, em uma dessas etapas ele sugere instalar o arquivo de extensão .desktop no diretório "desktop", no meu caso esse diretório não existe, como estou usando o Manjaro em português o diretório que foi criado se chama "Área de Trabalho", então vai ser necessário não pressinar [ENTER] nesse etapa, e editar o caminho para apontar para o nome correto. Como Área de Trabalho contém espaços no nome, eu preferi mover o arquivo para o diretório Documentos.

Ao final, você vai ter um arquivo de extensão .desktop localizado no diretório Documentos, mova esse arquivo para o diretório /usr/share/applications/ para ter o ícone aparecendo no menu de aplicativos, navegue até o diretório Documentos e execute o comando:
Código: Selecionar todos
sudo mv arquivo.desktop /usr/share/applications/arquivo.desktop

Código: Selecionar todos
sudo chmod 644 /usr/share/applications/arquivo.desktop


Lembrando que esse programa pelos meus testes só funciona em sistemas de 32 bits, eu não consegui fazer ele funcionar no meu sistema de 64 bits pois ele exige o pacote ia32-libs que não existe nos repositórios do Arch Linux. Se alguém souber como fazer esse programa funcionar em sistemas de 64 bits por favor ajude.

E por eu não ter um sistema de 32 bits para testar também não sei informar com certeza se vai funcionar no sistema de 32 bits, será necessário testar. Por favor poste aqui um feedback dos resultados que você teve.
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 30 Jun 2016, 16:07, em um total de 4 vezes.
Razão: Correção
Imagem Imagem

Esta mensagem de chmercesmoreira recebeu agradecimentos de
Fernando Almeida (03 Jul 2016, 15:20)
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Cliente Zimbra

Mensagempor Fernando Almeida » 03 Jul 2016, 15:22  •  MS 3

Muito obrigado, @chmercesmoreira.

Como não tenho sistema 32 Bits vou continuar usando a versão web mesmo, porém aprendi muito com esse tutorial.

Mais uma vez, obrigado.
Avatar do usuário
Fernando Almeida
Aprendiz

 
Mensagens: 34
Registro: 08 Jun 2016, 10:48
Agradeceu: 17 vez(es)
Agradecido: 2 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: XFCE4
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Cliente Zimbra

Mensagempor chmercesmoreira » 03 Jul 2016, 15:46  •  MS 4

Eu descobri que é possível executar esse programa em sistemas de 64 bits, mas para isso precisamos descobrir qual(ais) é(são) o(s) pacote(s) necessário(s) como dependência(s). Eu extrai o arquivo deb disponibilizado no site e vi que ele depende do pacote ia32-libs do repositório do Ubuntu/Debian, que é um conjunto com todos os pacotes da arquitetura de 32 bits. O problema é que no Arch Linux/Manjaro esse pacote não existe, e no lugar dele temos um repositório multiarch que contém todos os pacotes da arquitura de 32 bits, nomeados lib32-nome-do-pacote. Eu já tentei instalar alguns desses pacotes mas ainda não obtive sucesso, se você quiser ajudar tenta descobrir que conjunto dependência é esse, se a gente descobrir até da para eu submeter esse pacote lá no AUR.
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Cliente Zimbra

Mensagempor lueneberg » 03 Jul 2016, 18:17  •  MS 5

algumas dicas aqui: http://goo.gl/vnHzDp
http://www.brasillivre.org
“O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem.”
“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito”

Imagem
Avatar do usuário
lueneberg
Especial

 
Mensagens: 436
Artigos: 1
Registro: 14 Out 2012, 21:33
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 22 vez(es)

Cliente Zimbra

Mensagempor Fernando Almeida » 04 Jul 2016, 22:37  •  MS 6

@chmercesmoreira No momento, estou ,um pouc o sem tempo, assim que der eu retomo essa questão. Obrigado
Avatar do usuário
Fernando Almeida
Aprendiz

 
Mensagens: 34
Registro: 08 Jun 2016, 10:48
Agradeceu: 17 vez(es)
Agradecido: 2 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 16.06
Ambiente: XFCE4
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Cliente Zimbra

Mensagempor chmercesmoreira » 06 Jul 2016, 17:13  •  MS 7

Tive mais alguns avanços instalando esses pacotes:
lib32-freetype2
lib32-fontconfig
lib32-libxcomposite
lib32-dbus-glib
lib32-gtk2
lib32-gtk-engine-murrine

Seguindo o link que o lueneberg compartilhou, agora estou conseguindo chegar até essa tela:
Imagem

Mas ainda não consegui instalar todas as dependências exigidas, ele exige o pacote xulrunner, só que no repositório do Arch/Manjaro não existe o pacote lib32 do xulrunner.

Se alguém conseguir avançar mais por favor ajude rs.

@edit
Uma solução seria instalar um ambiente 32 bits de forma empacotada dentro do sistema de 64 bits, seguindo o tutorial explicado aqui: https://wiki.archlinux.org/index.html/In ... bit_system
Dessa forma você poderia não só executar o Zimbra Desktop, como também qualquer outro aplicativo que não tem uma versão compatível com a arquitetura de 64 bits.
Editado pela última vez por chmercesmoreira em 06 Jul 2016, 17:17, em um total de 1 vez.
Razão: Adicionar informações
Imagem Imagem
chmercesmoreira
Especial

 
Mensagens: 751
Artigos: 1
Registro: 31 Jan 2016, 10:58
Agradeceu: 15 vez(es)
Agradecido: 223 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 2018
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate


Voltar para AUR



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron
^ Voltar ao Topo