Mensagens de erro ao inicializar o sistema

Reporte e discute sobre os bugs.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem.

Mensagens de erro ao inicializar o sistema

Mensagempor Luiz1965 » 05 Mar 2018, 13:51  •  MS 11

Talvez seja uma pergunta boba, mas lembrou de desabilitar o secure boot?
O LM aceita instalação com o secure boot ativado, o Manjaro ainda não suporta esse recurso.

Esta mensagem de Luiz1965 recebeu agradecimentos de
Hans Bonini (05 Mar 2018, 14:50)
Avatar do usuário
Luiz1965
Aprendiz

 
Mensagens: 73
Registro: 20 Jul 2017, 18:15
Localização: Minas Gerais
Agradeceu: 10 vez(es)
Agradecido: 13 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Hakoila
Ambiente: Xfce
Repositório: stable
Habilidade: novice

Mensagens de erro ao inicializar o sistema

Mensagempor Hans Bonini » 05 Mar 2018, 14:49  •  MS 12

Experimente usar o etcher para gerar o pendrive.
Quando aos erros:
O primeiro erro é relacionado ao Machine Check não conseguindo identificar o processador...
O próximo erro é relacionado ao setor de gerenciamento de temperatura da ACPI. Talvez algum módulo pendente ou errado instalado no kernel.
O ultimo por fim é relacionado ao módulo synaptics. Experimente remove-lo com sudo rmmod synaptics.

Recomendo colocar aqui qual a maquina em questão (processador, placa-mãe e em caso de notebook fabricante/modelo)
Avatar do usuário
Hans Bonini
Aprendiz

 
Mensagens: 13
Registro: 28 Fev 2018, 08:43
Agradeceu: 1 vez
Agradecido: 4 vez(es)
Distro utilizada: MANJARO,TRUEOS
Versão: Latest
Ambiente: I3, mate, deepin
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Mensagens de erro ao inicializar o sistema

Mensagempor gcolares » 06 Mar 2018, 15:03  •  MS 13

Hans Bonini escreveu:Experimente usar o etcher para gerar o pendrive.
Quando aos erros:
O primeiro erro é relacionado ao Machine Check não conseguindo identificar o processador...
O próximo erro é relacionado ao setor de gerenciamento de temperatura da ACPI. Talvez algum módulo pendente ou errado instalado no kernel.
O ultimo por fim é relacionado ao módulo synaptics. Experimente remove-lo com sudo rmmod synaptics.

Recomendo colocar aqui qual a maquina em questão (processador, placa-mãe e em caso de notebook fabricante/modelo)


Olá desculpem pela demora.

O boot seguro está desativado.
Já usei o etcher para gravar a imagem iso. Na última tentativa de instalação ocorreu um problema maior: a tela com as mensagens de erro travava e nem chegava mais na tela de login.
Aqui vai o padrão do meu notebook:
Machine: System: Dell product: Inspiron 15-3567 Chassis: type: 9
Mobo: Dell model: 0K99NX v: A00 Bios: Dell v: 01.07.00 date: 04/07/2017
CPU: Dual core Intel Core i3-7100U (-HT-MCP-) cache: 3072 KB
flags: (lm nx sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 ssse3 vmx) bmips: 9600
clock speeds: min/max: 400/2400 MHz 1: 2400 MHz 2: 2400 MHz 3: 2400 MHz 4: 2400 MHz
Graphics: Card: Intel Device 5916 bus-ID: 00:02.0 chip-ID: 8086:5916
Display Server: X.Org 1.18.4 drivers: intel (unloaded: fbdev,vesa)
Resolution: [email protected]
GLX Renderer: Mesa DRI Intel HD Graphics 620 (Kaby Lake GT2)
GLX Version: 3.0 Mesa 17.2.8 Direct Rendering: Yes
Audio: Card Intel Device 9d71 driver: snd_hda_intel bus-ID: 00:1f.3 chip-ID: 8086:9d71
Sound: Advanced Linux Sound Architecture v: k4.13.0-36-generic
Network: Card-1: Qualcomm Atheros QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter
driver: ath9k bus-ID: 01:00.0 chip-ID: 168c:0036
IF: wlp1s0 state: down mac: <filter>
Card-2: Realtek RTL8101/2/6E PCI Express Fast/Gigabit Ethernet controller
driver: r8169 v: 2.3LK-NAPI port: e000 bus-ID: 02:00.0 chip-ID: 10ec:8136
IF: enp2s0 state: up speed: 100 Mbps duplex: full mac: <filter>
Card-3: Atheros usb-ID: 001-006 chip-ID: 0cf3:e005
IF: null-if-id state: N/A speed: N/A duplex: N/A mac: N/A
Drives: HDD Total Size: 2008.4GB (10.9% used)
ID-1: /dev/sda model: WDC_WD10JPVX size: 1000.2GB serial: WX61A57KUNNA
ID-2: USB /dev/sdb model: External_USB_3.0 size: 1000.2GB serial: Y7D7T0B1T
ID-3: USB /dev/sdc model: Cruzer_Blade size: 8.0GB serial: 4C532000031226119174-0:0
Partition: ID-1: / size: 911G used: 17G (2%) fs: ext4 dev: /dev/sda2
ID-2: swap-1 size: 6.31GB used: 0.00GB (0%) fs: swap dev: /dev/sda3
RAID: System: supported: N/A
No RAID devices: /proc/mdstat, md_mod kernel module present
Unused Devices: none
Avatar do usuário
gcolares
Novato

 
Mensagens: 9
Registro: 23 Fev 2018, 21:16
Agradeceu: 7 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17
Ambiente: kde
Repositório: stable
Habilidade: iniciante

Mensagens de erro ao inicializar o sistema

Mensagempor Mountaineer_br » 15 Mar 2018, 13:39  •  MS 14

Caro amigo gcolares,

Eu estou achando que você fez o seguinte, apesar da verbose do debugger estar apontando problemas com firmware e hardware:
Depois que o meltdown e spectre apareceram, você explicitamente ou o sistema implicitamente, instalaram o pacote de atualização do microcódigo do processador da intel ucode-intel (se o seu processador fosse de outra marca, iria ser um outro pacote de acordo com o vendedor), e então seu microcódigo foi atualizado com um firmware que é bugado. Isso é um problema conhecido que está dando desde Janeiro.

Outra possibilidade pode ser que a BIOS tenha, também, se atualizado. No caso, você deve ver se existe firmwares para o processador e para a BIOS lançados mais recentemente e fazer upgrade. Ou se não houver, você deveria fazer um downgrade.

Se eu entendi bem, você está tentando reinstalar o Manjaro. O problema pode ser uma mistura de conflitos entre firmware e kernel. Tente achar um snapshot do manjaro de antes de Janeiro de 2018, ver se ele entra com um kernel antigo.

PS: Dei uma olhada que seu processador é um Kaby Lake e este processador é conhecido por ter tido conflitos com updates de firmware recentes da Intel e da DELL também...

Tem um guia de firmware da Intel, talvez você queira investigar isso.

PSS: Achei o ID do seu processador 806e9 na lista da Intel de março sobre microcódigo que deixo a referência no final. Eu acho que a sua revisão de microcódigo (62) deve ser atualizada para a versão (84).

Imagem

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwjnoLev4-7ZAhVFj5AKHd8eA4YQFggpMAA&url=https%3A%2F%2Fnewsroom.intel.com%2Fwp-content%2Fuploads%2Fsites%2F11%2F2018%2F03%2Fmicrocode-update-guidance.pdf&usg=AOvVaw3KCIcV4hGiXRUQf9xLvdQ_

https://www.dell.com/community/Linux-General/DELL-Inspiron-5567-MCE-Errors-On-Boot-Linux-Kernel/td-p/5163980

https://www.dell.com/community/Linux-General/Lot-of-ACPI-errors-on-XPS-15-9550-with-latest-firmwares/m-p/6033198
Editado pela última vez por Mountaineer_br em 15 Mar 2018, 14:37, em um total de 3 vezes.
Razão: mais info

Mountaineer_br
 

Mensagens de erro ao inicializar o sistema

Mensagempor gcolares » 15 Mar 2018, 21:52  •  MS 15

Mountaineer_br escreveu:Caro amigo gcolares,

Eu estou achando que você fez o seguinte, apesar da verbose do debugger estar apontando problemas com firmware e hardware:
Depois que o meltdown e spectre apareceram, você explicitamente ou o sistema implicitamente, instalaram o pacote de atualização do microcódigo do processador da intel ucode-intel (se o seu processador fosse de outra marca, iria ser um outro pacote de acordo com o vendedor), e então seu microcódigo foi atualizado com um firmware que é bugado. Isso é um problema conhecido que está dando desde Janeiro.

Outra possibilidade pode ser que a BIOS tenha, também, se atualizado. No caso, você deve ver se existe firmwares para o processador e para a BIOS lançados mais recentemente e fazer upgrade. Ou se não houver, você deveria fazer um downgrade.

Se eu entendi bem, você está tentando reinstalar o Manjaro. O problema pode ser uma mistura de conflitos entre firmware e kernel. Tente achar um snapshot do manjaro de antes de Janeiro de 2018, ver se ele entra com um kernel antigo.

PS: Dei uma olhada que seu processador é um Kaby Lake e este processador é conhecido por ter tido conflitos com updates de firmware recentes da Intel e da DELL também...

Tem um guia de firmware da Intel, talvez você queira investigar isso.

PSS: Achei o ID do seu processador 806e9 na lista da Intel de março sobre microcódigo que deixo a referência no final. Eu acho que a sua revisão de microcódigo (62) deve ser atualizada para a versão (84).

Imagem

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwjnoLev4-7ZAhVFj5AKHd8eA4YQFggpMAA&url=https%3A%2F%2Fnewsroom.intel.com%2Fwp-content%2Fuploads%2Fsites%2F11%2F2018%2F03%2Fmicrocode-update-guidance.pdf&usg=AOvVaw3KCIcV4hGiXRUQf9xLvdQ_

https://www.dell.com/community/Linux-General/DELL-Inspiron-5567-MCE-Errors-On-Boot-Linux-Kernel/td-p/5163980

https://www.dell.com/community/Linux-General/Lot-of-ACPI-errors-on-XPS-15-9550-with-latest-firmwares/m-p/6033198


Cara, obrigado. Vou tentar executar esses procedimentos. Porém confesso: meu parco conhecimento de termos técnicos e de intervenções especializadas na máquina são um limitador para a resolução do problema. Tenho pesquisado, mas a maioria dos posts que vi são em inglês (usei aquela tradução básica do google). E vi muitas queixas de usuários sobre esses conflitos relativos a firmware com máquinas Dell-Intel. Enfim, agradeço o apoio.

== Editado em 16 Mar 2018, 22:53 ==

Atualizando. Consegui resolver. Foi cansativo, mas valeu. Baixei a última versão da BIOS no site da Dell e fiz a atualização via pendrive. As mensagens sumiram. Agradeço aos companheiros do Fórum. Mundo Linux é isso!
Editado pela última vez por gcolares em 16 Mar 2018, 23:54, em um total de 1 vez.
Razão: Atualizando a experiência.
Avatar do usuário
gcolares
Novato

 
Mensagens: 9
Registro: 23 Fev 2018, 21:16
Agradeceu: 7 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 17
Ambiente: kde
Repositório: stable
Habilidade: iniciante

Anterior

Tópicos Semelhantes Estatísticas Última mensagem

Zoneminder - Sistema Camera Segurança

por Thiago Zangaro » 22 Jun 2020, 23:36

Respostas: 5

Exibições: 469

25 Jun 2020, 18:23

por overlock Ver última mensagem

Voltar para Bug Tracker



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

^ Voltar ao Topo