O básico para iniciantes  [Resolvido]

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

O básico para iniciantes

Mensagempor Tumbavazia » 15 Mar 2018, 15:42  •  MS 1

Boa tarde!
Sou novo no Linux e gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês.
Já fiz alguns cursos na internet para linux e todos eles começam logo mostrando o terminal e os comandos, porém, nenhum dos cursos e nenhum dos vídeo que já assisti explicam o que eu quero saber. Sei que o linux é o kernel, o núcleo do sistema, e que as distribuições (Manjaro, Ubunto, Suse, Debian e outros) são feitas por diferentes grupos no mundo em cima do kernel, certo? Mas o que são os outros componentes que montam a distribuição? Se alguém souber responder, agradeço.

- O que é KDE? (Eu uso Manjaro KDE)

- O que é GNOME?

- O que é Plasma?

- O que é XFCE?

- O que é AUR (Arch User Repository)?

- O que é Repositório?

Grato!!
Editado pela última vez por Tumbavazia em 15 Mar 2018, 15:59, em um total de 2 vezes.
Razão: detalhe na minha questão.
Imagem
Tumbavazia
Aprendiz

Registro: 21 Out 2017, 07:37
Agradeceu: 15 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: KDE 5.10.5
Ambiente: KDE
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

O básico para iniciantes

Mensagempor Luiz1965 » 15 Mar 2018, 15:53  •  MS 2

O que você citou, são desktop environment... No Linux são muitos. Para ter uma ideia melhor...
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ambiente_de_desktop
Luiz1965
Aprendiz

Registro: 20 Jul 2017, 18:15
Agradeceu: 10 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Hakoila
Ambiente: Xfce
Repositório: stable
Habilidade: novice

O básico para iniciantes  [Resolvido]

Mensagempor Mountaineer_br » 15 Mar 2018, 20:14  •  MS 3

- O que é KDE? (Eu uso Manjaro KDE)
R: O KDE é uma interface gráfica pro usuário ('Grafical User Interface', muitas vezes chamado de GOOEY, pois é pegajosa e, dos espertos, ninguém quer ter na frente), pesada, que não KISS (Keep It Simple, Stupid!), ou seja que não mantém as coisas simples em termos de 'GOO-EY.'

- O que é GNOME?
R: GNOME é um projeto do GNU (Meio Ambiente Modelo de Objetos em Rede - 'GNU Network Object Model Environment') **Richard Stallman Rocks!**; O GNU significa que o 'GNU Não é Unix'. E todo GNU, que por sinal é o nome em inglês do Antílope animal, é a favor da Liberdade, e em termos práticos, o código deve seguir a GPL (GNU Public License), ou seja, deve seguirnas quatro liberdades fundamentais do usuário e comunidade.

- O que é Plasma?
R: O Plasma é um KDE com menos KISS, ideia. O pessoal acha que pode gastar recursos para enfeitos visuais.

- O que é XFCE?

R: Pronuncia-se "XI-FIS". Vou puxar a brasa pra minha sardinha, é a interface gráfica preferida do Linus Torvalds (ou pelo menos até há pouco tempo). Então, nessa pergunta, você não precisa nem entender, só ir e usar o XFCE agora mesmo para ver como é o melhor GOO-EY. O Richard Stallman (quase) não usa GOOEY, ele usa o terminal.

R2: É um sistema de usuário que usa menos RAM que a maioria dos outros sistemas gráficos mais conhecidos, porém perde para LXDE (proponho pronúncia "ÉLE-XIS-DÊ"), entre outros.

- O que é AUR (Arch User Repository)?

R: O melhor local, e o maior, para buscar pacotes não-oficiais para seu sistema Manjaro ou Arch. O AUR engloba muita parte do Git, também....

- O que é Repositório?

R: Repositório é a Fonte de referência de Softwares da qual seu sistema pode se alimentar, ou seja, poderá sincronizar com o repositório todos os pacotes que lhe interessam. Na realidade, o repositório representa um sistema operacional com todos os pacotes disponíveis instalados e rodando (em uníssomo, quando tratamos de um repositório oficial do Arch, por exemplo). O que fazemos com "derivativos" de "sistemas rolantes" instalados nos nossos HDs é meramente a sincronização dos pacotes do sistema local com os pacotes dos repositórios do sistema "na nuvem".

OBS: "Na nuvem" é um termo totalmente ruim. Na realidade, muitos data-centres estão localizados em desertos. Não há nenhum sequer localizado em órbita!
:mrgreen: :mrgreen: :geek: :lol:
Editado pela última vez por Mountaineer_br em 15 Mar 2018, 20:31, em um total de 4 vezes.
Razão: correção de ortografia e complementação textual
Mountaineer_br

Voltar para Iniciante