Compartilhando sofrimento  [Resolvido]

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Compartilhando sofrimento  [Resolvido]

Mensagempor Vitor Marques » 30 Abr 2018, 20:30  •  MS 1

Fala galera beleza!!

Estou usando o manjaro kde e esta voando , mas notei algo estranho: quando instalei em meu note que sempre carrego como distro principal particionei da seguinte maneira:

500gb de hd sendo

/ -> 100gb (exagerei mesmo)
swap -> 6gb (achei 8gb de padrão exagero)
/home -> com o resto

Enfim quando fui utilizar o dolphin em modo grafico existe a opção de Ações administrativas -> posse para posse para root

Como sou iniciante utilizo essas saídas gráficas (antes que alguem me critique!! xD)

so que fazendo isso como HD particionado o sistema da permição mas se vc deslogar o mesmo quebra! Sim nem usando um alt+f2 volta ao normal, não deu tempo de testar se tinha que voltar a permição antes de deslogar eu apenas esqueci.

No caso formatei e intalei a instalação padrão no HD todo e essa função funciona perfeitamente.

É um bug mesmo ???? Valew !!!

Nota honrosa: esta tudo ok por aqui !!! Ah eu baixei e testei o Kibojoe num pendrive (vou criar um tópico sobre isso), fiquei apaixonado!

um abraço a todos!
Avatar do usuário
Vitor Marques
Aprendiz

 
Mensagens: 15
Registro: 22 Abr 2018, 10:00
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 18.0.3
Ambiente: i3
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Compartilhando sofrimento

Mensagempor overlock » 30 Abr 2018, 23:42  •  MS 2

Hum,pelo o que entendi,vc alterou a permissão do diretório em modo gráfico pelo dolphin,bom vc alterando o dono para o root do diretório home o sistema vai montar o diretório com as permissões para o root,portanto vc terá que logar como root para ter acesso seu user não conseguirá fazer nada mesmo no sistema,e completamente normal.
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Compartilhando sofrimento

Mensagempor Vitor Marques » 01 Mai 2018, 01:40  •  MS 3

É isso mesmo mas acredito que seja um big por eu ter q voltar às permissões antes de desligar pq se esquecer o sistema quebra.... Só compartilhei pq pode ser que aconteça c alguém
Avatar do usuário
Vitor Marques
Aprendiz

 
Mensagens: 15
Registro: 22 Abr 2018, 10:00
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 18.0.3
Ambiente: i3
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate

Compartilhando sofrimento

Mensagempor overlock » 01 Mai 2018, 08:57  •  MS 4

Agradecemos por vc compartilhar essa experiência conosco,mas não é um bug é procedimento normal do sistema,só será vigorado na reinicialização do sistema,pois assim o sistema montará as partições com as devidas permissões,por isso que temos esse intervalo que serve de teste para ver se é isso mesmo que pretendia,e poder reverter as mudanças.
|| Manjaro | | Linux User # 480186 | :!: Não esqueção do nosso canal no IRC freenode #manjaro-br | Não dou o peixe, ensino a pescar !
Avatar do usuário
overlock
Moderador

 
Mensagens: 1206
Registro: 18 Fev 2017, 00:52
Localização: São Paulo
Agradeceu: 9 vez(es)
Agradecido: 192 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro
Versão: Spin
Ambiente: i3-gaps
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

Compartilhando sofrimento

Mensagempor Vitor Marques » 01 Mai 2018, 21:43  •  MS 5

Valeu over pela explicação !!!

Menção honrosa : Agora vou testar o kibojoe num PC que arrumei aqui ... Fds vou tentar perder o medo e vou abrir um canal e blog sobre isso para poder aprender e divulgar em pt-br as informações ...

Um abraço

Over mesmo reiniciando não consegui mais logar tanto em modo gráfico como em modo texto na minha partição /home acredito que não seja um funcionamento normal não... Mas resolvi como disse formatando e instalando todo HD, daí uso o gparted e instalo outra distribuição caso precise..
Editado pela última vez por Vitor Marques em 01 Mai 2018, 21:52, em um total de 1 vez.
Razão: Esqueci de comentar

Esta mensagem de Vitor Marques recebeu agradecimentos de
Holmes (03 Mai 2018, 08:41)
Avatar do usuário
Vitor Marques
Aprendiz

 
Mensagens: 15
Registro: 22 Abr 2018, 10:00
Agradeceu: 4 vez(es)
Agradecido: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 18.0.3
Ambiente: i3
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate


Voltar para Iniciante



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

^ Voltar ao Topo