Duvidas na utilização e configuração no Manjaro Deepin

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

Mensagempor Serial.com » 21 Abr 2019, 16:35  •  MS 1

Olá Pessoal, boa tarde!

Iniciante no Mundo Linux há 1 ano e meio, onde me sinto iniciante ainda, pois tenho muito para aprender.
Nesse meio tempo já utilizei algumas distros, sendo Ubuntu desde a versão 16.04, Elementary, Mint, Debian, Fedora e Deepin que também adoro, outras distros não tão famosas, mas eficientes naquilo que se propõem e agora estou partindo para o Mundo Manjaro e adorando.

Vamos Lá!

1º Sobre a instalação:

É muito fácil instalar o Manjaro e o instalador gráfico é bem intuitivo, mas existe algumas duvidas pontuais como segue:

No momento da instalação com a ISO devidamente verificada e pronta para dar boot pelo pen driver da versão Manjaro Linux 18.02 Stable com Deepin 15.8 no HD I, só me foi fornecido a opção de instalar manualmente. Obs, até aparecia a outra opção acima mas não havia funcionalidade nenhuma. Eu não sei, se é por causa de ter três hds espetados ou porque nenhum deles era ssd ou se isso não tem nada a ver, ou se eu deveria ter formatado o HD antes, pois havia outra versão Linux instalada, sendo o Ubuntu 19.04 Disco.

Depois de cinco instalações em HDs distintos, cheguei a esta na imagem abaixo que acredito ser a mais viável e funcional para o meu caso. Se por ventura tiver algum erro aparente na forma instalada, me informem o que fiz de errado que reinstalarei novamente, ok? Tive problemas para instalar com criptografia na instalação, pois não concluía e saia da instalação e não retornava mais, sendo preciso começar do zero, onde acabei instalando sem criptografia.

Captura de Tela_selecionar área_20190421141133.png

Na primeira vez que instalei a versão 18.04, havia a opção de mostrar a senha digitada, em outro momento usei a versão Stable 18.02 e não tinha esta opção. A versão do instalador é o calamares em ambos.

Falando nisso, se a versão instalada foi a Stable ( manjaro-deepin-18.0.2-stable-x86_64.iso ) porque na atualização após instalação entra para versão 18.04 Release? Não são coisas distintas no mundo Linux, assim como a versão instável. Ou foi por que apliquei "atualizar bando de dados do pacmam"?

release.png

Após instalação concluída é solicitado a reinicialização e, no meu caso em todas as vezes que instalei, foi necessário desligar pelo dedão no botão para que pudesse ser reiniciado a maquina. Não sei se isso tem haver com o tipo de hardware, no meu caso, o I915 da Intel que no momento se encontra com os drivers open source. Obs: O Manjaro Deepin não me fornece a opção de instalar os drivers proprietários da I915 Intel pelo Manjaro Settings Manager.

Instalei o Manjaro inicialmente no HD II, tendo neste, mais outras três distros. Ao inciar pelo HD II ele se manteve como padrão me dando a opção de inicializar qualquer distro, mesmo o HD I que havia o "Ubuntu 19.04 Disco" separado.

No HD I o Ubuntu identificou a opção de boot do Manjaro no HD II , mas não iniciava. havia erro conforme imagem anexa.
Tanto no Ubuntu quanto no Manjaro eu havia permitido sudo update-grub e ambos estavam sendo reconhecidos normalmente, mas o erro permanecia.

Obs. Quando da instalação do Manjaro Deepin 18.04, o "sistema" perguntou-me se queria escolher a opção de grub no HD I ou HD II. Escolhi a opção HD II o qual havia instalado inicialmente. Seria esta a razão de não inciar pelo boot grub do HD I ? Depois de pesquisar e pedir ajuda de alguns amigos, pude verificar que este problema de Kernel Panic pode ser resolvido com esta dica aqui: ( https://youtu.be/QtgF1Kc_M1s ) pelo menos para mim funcionou.

Como havia instalado primeiro no HD II para fins de aprendizado o instalador queria de todo jeito instalar o GRUB no HD I que continha swap e para o HDII não tinha separado espaço para tal, pois tem mais três distros instaladas neste HDII.

Depois que havia brincado o suficiente com o Manjaro Deepin no HD II e resolvi utilizá-la como Distro principal no HD I veio outro problema, onde aparecia Error: Resume; Hibernation device UUID=fb519 com outra sequencia de números . not found. Mesmo com esta mensagem na inicialização entrava na tela inicial e podia dar continuidade. Consegui resolver este problema reescrevendo a /etc/fstab and /etc/default/grub e aplicando sudo update-grub. Desta forma usei a linha do Swap do HD I e funciona tanto no HD I quanto no HD II, mesmo após ser reiniciado. A instalação do Manjaro Deepin deveria permitir e não ocasionar este "erro" uma vez que o usuário optou pela não criação do Swap, no caso o HD II?

Obs: Não sei porque, neste caso, não me permitiu usar o sudo mkinitcpio.conf -P. Bom! No final o problema foi resolvido e tenho o Manjaro Deepin nos HDs I e II. Um uso para distro principal do cotidiano e a outra para fins de aprendizado.

Vejam a mensagem de erro abaixo:

57026442_10210755169235348_7564932516436508672_n.jpg

Minha experiencia com instalação do Manjaro Deepin foi esta acima. Caso me lembre de mais alguma coisa eu acrescento editando a postagem.

2º Utilização após atualização e problemas encontrados

Quando instalei o Manjaro Deepin funcionava os sons de inicialização e encerramento e após atualização estes dois sons não estão sendo mais executados, porém, na central de controle, sons, efeitos sonoros estão todos ativos e funcionando. Isso se tornou padrão? Alguma dica de como restabelecer estas funcionalidades ou é só aguardar atualização? Sei que após instalação de Manjaro Deepin 18.02 já foram duas atualizações de pacotes e versão e continua sem som na inicialização e entrecerramento, mesmo com os sons funcionando após ver verificado na central de controles. Essa, ainda não consegui resolver(!) :lol:

3º Reportar "erros"

No Ubuntu tínhamos como reportar "erros" para possíveis soluções serem encontradas pelos desenvolvedores, e no Manjaro Deepin, a quem devemos reportar tais situações? Já procurei, mas ainda não encontrei o caminho. Creio que seja a leitura pela madrugada a fora sobre o Manjaro 18.04 que agora se encontra na Versão Deepin 15.10 Release.

4º Alguns aplicativos não funcionam corretamente no modo gráfico

No caso do Deepin-clone ele só abre por linha de comando no terminal Manjaro Deepin com /usr/bin/deepin-clone.

5º Segue minhas impressões com esta distro: rápida, estável, fácil de instalar e configurar, adicionou automaticamente o swaap do DH I quando da instalação da Distro no HD II, usando poucos recursos de memoria. Ainda estou apanhando um pouco para usar os novos comandos no terminal, mas as opções gráficas ajudam muito os iniciantes e a cada instalação no modo gráfico, pratico instalando e removendo no terminal.

O Manjaro Gnome é bem mais configurável pelas opções gráficas que o Manjaro Deepin. No gnome existe a extensão user themes, já no Manjaro Deepin gostaria de saber se existe este tipo de recurso, tal como a gnome-tewaks ou é coisa para futuro próximo?

Editado as 17:15hs em 21/04/2019 : Para quem dizia que o Manjaro Deepin era comedor de memoria, segue resultado no Stacer e htop da ultima versão do Manjaro 18.04 com Deepin 15.10.

Imagem

Imagem

Desde já agradeço pela atenção de todos

Serial . com
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Serial.com em 21 Abr 2019, 17:30, em um total de 1 vez.
Razão: Acrescentando informação pertinente
Serial.com
Aprendiz

Registro: 20 Abr 2019, 21:02
Agradeceu: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro Deepin 15.10
Versão: 18.04 c/ Deepin 15.10
Ambiente: Manjaro Linux (x86_6
Repositório: Release
Habilidade: Novato

Mensagempor tioguda » 22 Abr 2019, 11:43  •  MS 2

Olá companheiro, primeiramente eu quero parabeniza-lo por ainda não ter fugido do Manjaro alegando muitos "bugs", como eu costumo ler na maioria dos locais.

Eu vou organizar uma resposta apropriada para suas questões, assim você e os outros possam entender corretamente o que está acontecendo/aconteceu no processo de instalação.

Tirando a questão do som na hora de iniciar e desligar (eu não consigo testar no momento), as outras questões são resolvidas de forma "fácil", quero dizer, você saberá ao menos o porque dos seus problemas (no meu entendimento).

Saudações.
A Administração do site requer que você seja registrado e faça o login para ver a mensagem.
tioguda
Avançado

Artigos: 1
Registro: 28 Fev 2016, 22:42
Agradeceu: 20 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: XanMod
Ambiente: KDE/Gnome
Repositório: Stable/Testing
Habilidade: Intermediário

Mensagempor Serial.com » 22 Abr 2019, 17:43  •  MS 3

Olá tioguda

Obrigado pelo retorno

Creio que este problema aparentemente fácil é uma dor de cabeça para usuários comuns e iniciantes. A primeira vez que isto ocorreu comigo, eu consegui resolver, mas depois de ter atualizado o Mint em outro HD na mesma máquina o GRUB do Manjaro foi pro espaço.
Espero que os desenvolvedores cheguem há um denominador comum e entendam que a escolha da tela de boot, no caso o GRUB, deveria fica por conta do usuário, caso o mesmo opte por mais distros instaladas na mesma maquina. Precisam chegar a um de denominador comum a este respeito para que este "probleminha" não mais ocorra de forma alguma em nenhuma distribuição Linux.

Saudações

Serial.com
Serial.com
Aprendiz

Registro: 20 Abr 2019, 21:02
Agradeceu: 1 vez
Distro utilizada: Manjaro Deepin 15.10
Versão: 18.04 c/ Deepin 15.10
Ambiente: Manjaro Linux (x86_6
Repositório: Release
Habilidade: Novato

Mensagempor tioguda » 22 Abr 2019, 17:55  •  MS 4

Serial.com escreveu:Olá tioguda

Obrigado pelo retorno

Creio que este problema aparentemente fácil é uma dor de cabeça para usuários comuns e iniciantes. A primeira vez que isto ocorreu comigo, eu consegui resolver, mas depois de ter atualizado o Mint em outro HD na mesma máquina o GRUB do Manjaro foi pro espaço.
Espero que os desenvolvedores cheguem há um denominador comum e entendam que a escolha da tela de boot, no caso o GRUB, deveria fica por conta do usuário, caso o mesmo opte por mais distros instaladas na mesma maquina. Precisam chegar a um de denominador comum a este respeito para que este "probleminha" não mais ocorra de forma alguma em nenhuma distribuição Linux.

Saudações

Serial.com

Bom, acho que você me entendeu errado, eu só falei que é fácil de resolver. E quanto ao grub, as informações quanto utilizar o Manjaro em dual boot já estão disponíveis na wiki do Manjaro há algum tempo, e pelo o que eu entendi, não será alterada (é assim por questões de segurança, e não para dificultar a utilização de outras distros como muitos dizem).

Vou preparar as informações com os links da wiki ou de tutoriais (quando se é necessário). Não me interprete mal, eu mesmo passei por isso.

Saudações.
Editado pela última vez por tioguda em 22 Abr 2019, 17:56, em um total de 1 vez.
Razão: Adicionar informação.
A Administração do site requer que você seja registrado e faça o login para ver a mensagem.
tioguda
Avançado

Artigos: 1
Registro: 28 Fev 2016, 22:42
Agradeceu: 20 vez(es)
Distro utilizada: Manjaro Linux
Versão: XanMod
Ambiente: KDE/Gnome
Repositório: Stable/Testing
Habilidade: Intermediário