SQLdeveloper  [Resolvido]

Para aqueles que estão iniciando no mundo GNU/Linux, sobretudo no Manjaro Linux.
Regras do fórum Leia as Regras Gerais do Manjaro Brasil em "Normatividade" e pesquise antes de postar.
Se sua dúvida foi respondida, não esqueça de marcar RESOLVIDO em seus tópicos, botão com a marca verde Imagem

SQLdeveloper

Mensagempor matheustyx » 02 Out 2019, 15:50  •  MS 1

Galera me ajudem por favor, sou iniciante no manjaro, e quero baixar o SQLdeveloper no meu linux pois o utilizo na faculdade, porém tenho enfrentado problemas para instala-lo, já criei a conta no site da Oracle e ja baixei o arquivo, alguém consegue me ajudar a instalar o mesmo, via compilação ou algo parecido?
Avatar do usuário
matheustyx
Novato

 
Mensagens: 7
Registro: 30 Set 2019, 14:49
Agradeceu: 1 vez
Agradecido: 0 vez
Distro utilizada: Manjaro
Versão: 4.19.59_rt23-1
Ambiente: Cinamoon
Repositório: Stable
Habilidade: Novice

SQLdeveloper  [Resolvido]

Mensagempor tioguda » 02 Out 2019, 16:40  •  MS 2

Baixa o PKGBUILD e extrai na sua home, pega o arquivo que baixou no site da oracle (tem que ser o do link Other Platforms, pois acredito que ele será o .zip) e coloca dentro da pasta oracle-sqldeveloper que vocẽ acabou de extrair.

Após fazer os processos acima, procure no PKGBUILD a linha
source=(manual://sqldeveloper-$pkgver-no-jre.zip
altere para
source=(sqldeveloper-$pkgver-no-jre.zip

Verifique se o nome do arquivo que você baixou é sqldeveloper-19.2.0.206.2117-no-jre.zip, se não for, tem que fazer mais algumas alterações.

Agora abra o terminal na pasta oracle-sqldeveloper (não pode ser em root, só em usuário comum), e utilize o comando makepkg para construir.
Após terminado, é só instalar pelo terminal ou pelo seu gerenciador (utilizando a opção de instalar pacote local), lembrando que o mantedor na AUR alterou o compactamento final, então o nome do pacote terá somente pkg.tar no final, e não o padrão pkg.tar.xz.

Qualquer coisa é só falar.