Há tempos atrá sempre tinha problema ao instalar o Manjaro então fiquei usando a distro Solus Budgie por um tempo.
Meu HD deu problema e então decidi voltar a tentar o usar o Manjaro por ser uma distro que usei por muito tempo no meu notebook. Porém nesse PC após instalar e personalizar um pouco sempre caiu nesse mesmo problema que descreverei a seguir.
Só para constar tentei instalar o Arch e aconteceu a mesma coisa.
É o seguinte. Após personalizar um pouco e quase sempre depois de instalar o Conky (mas já aconteceu também sem instalar ele) o sistema em uso trava totalmente. O mouse meche, consigo abrir o menu de aplicativos mas não consigo abrir nenhum programa ou mesmo reiniciar/desligar o sistema. Tenho que desligar a maquina de modo forçado e nesse ponto já sei que não vou mais conseguir logar mais.
O sistema chega até a tela de login e após usuário e senha o mesmo não inicia e permanece na mesma tela. Alguma vezes chega a só aparecer o plank em baixo mesmo assim o resto da tela fica na tela de login. e não consigo fazer nada em modo gráfico. Segue algumas telas:

Após ir para o terminal e tentar iniciar com um startx percebi que apareceu uma mensagem em cima:

Segue outra tela após tentar alguns comando no terminal:
https://i79.servimg.com/u/f79/14/58/96/61/tela410.jpg
Também fiz um vídeo na hora que travou pois já sabia que naquele momento iria me deparar com esse defeito. Se ajudar eu upo ele.
Por ultimo deixo as especificaçóes de meu PC:
AMD Ryzen 5
Placa de vídeo RX470 4GB
Memória 8GB