Autor Subscrever este autor
Avatar do usuário
robsonpc
Avançado
Avançado
 
Artigos: 3
Registro: 17 Dez 2013, 16:44
Localização: PG
Distro utilizada: Debian
Versão: Testing
Ambiente: Gnome
Repositório: Testing
Habilidade: Advanced
Pesquisar artigos

Exportar artigo
Compartilhar em
Blogger Delicioso Digg Facebook Feed amigo Google Linked In Live Mixx MySpace Netvibes Reddit Stumble Upon Technorati Twitter Wordpress
 

Capítulo 5. Janela de agrupamento

ID do artigo: 100
Adaptado por: robsonpc
Adaptado em: 02 Abr 2014, 06:17
Descrição do artigo: Fundamentos para agrupamento de janelas.
Link externo para este artigo:
https://www.manjaro-linux.com.br/forum/a=100.html

Imagem

A principal característica do Pekwm é o agrupamento de janelas, semelhante ao do Ion, as guias do PWM ou do Fluxbox.

5.1. O que é Agrupamento de Janelas?

Agrupamento de Janelas é um conceito muito simples mas pode ser difícil de entender à primeira vista. É uma maneira simples de fazer vários aplicativos compartilharem o mesmo espaço exatamente.

A maneira mais simples de explicar isso é com uma analogia. Imagine que você tem 20 folhas de papel.
Para poupar espaço, empilhamos umas em cima das outras e então você tem pequenas bordas que podem rapidamente serem viraradas para qualquer folha de papel.

Você provavelmente tropeçou em um browser WWW que chama esse tabulação. Em pekwm, o Agrupamento de Janelas é feito visualmente, dividindo-se o espaço físico da barra de título. Nós não as chamamos de abas por razões históricas mas nos referimos a elas como "clientes". Janelas podem conter qualquer número de clientes que são muitas vezes referidas como "frames".

Observe também que um quadro pode conter qualquer tipo de cliente. Se você quiser um grupo de suas janelas de navegador com seu editor de texto para referência futura, você é livre para fazê-lo.

5.2. Como Funciona o Agrupamento de Janelas

A primeira coisa a saber é como agrupar uma janela para outra. Botão do meio do mouse (em uma configuração X normal, o botão 2 do mouse é o botão do meio) na barra de títulos da primeira janela e começe a arrastar a janela.

Agora você deve ver um retângulo com o título da janela nela. Arraste esse retângulo para cima da janela de alvo e solte o botão do mouse.

Toda vez que este documento menciona uma tecla ou botão do mouse, há uma forte probabilidade de que você pode mudar qual tecla ou botão do mouse é usado para essa função. Por favor, veja a seção Configuração do Teclado e do Mouse.

Agora que você tem janelas em um grupo, você precisa aprender a escolher entre elas. A primeira forma é clicando no botão do meio do mouse em uma parte da janela da barra de título. Aquela janela agora deve ser a janela atualmente ativa do grupo. Você também pode usar uma combinação de teclas para isso. As combinações de teclas padrão são Mod4 + Tab e Mod4 + Shift + Tab para ir para a frente e para trás entre as janelas ativas no quadro.

No grupo, basta clicar com botão do meio e arrastar a janela para fora e soltar em qualquer lugar. Se você soltar em outro grupo de janelas, você vai mover a janela para o novo grupo. O atalho do teclado padrão para retirar dos clientes em um grupo é o primeiro Ctrl + Mod1 + T, em seguida, D. Você também pode definir janelas automaticamente até serem agrupadas entre si. Veja a seção Autoproperties para mais detalhes.

5.3. Tópicos Avançados sobre Agrupamento

Outra coisa que você pode fazer com o agrupamento de janelas é o Tagging. Isto é feito alterando o atributo "tagged" em um quadro com a ação "Set Tagged". Uma "tag" (marca) é como uma miniatura de um auto grupo. Ele diz: "Todas as novas janelas deverão ser lançadas automaticamente agrupados para este quadro e todos os outros auto grupos definidos nas Autoproperties será ignorado enquanto ele estiver definido". "UnSet Tagged" remove a marcação. O padrão de combinação de teclas para alternar a marcação em um quadro é Ctrl + Mod1 + T, em seguida, T. A desativação de marcação funciona mesmo se a janela estiver definida e marcada como não ativa.
A combinação de teclas padrão é Ctrl + Mod1 + T, em seguida C.

Você pode alternar todos os Autogrouping e desligar o atributo alterando "GlobalGrouping". Para desativar você precisa usar a ação "Unset GlobalGrouping" e para permitir a utilização Autogrouping "Set GlobalGrouping". A combinação de teclas padrão que alterna entre ativar e desativar é Ctrl + Mod1 + T, em seguida, G.

Você pode definir um estado marcado em clientes com "set marked" e, em seguida, anexar os clientes marcados para outro quadro, centrando o quadro que deseja anexar, em seguida, usando a ação "AttachMarked". Por padrão de marcação pode-se alcançar duas combinações de teclas simples. Mod4 + Z alterna os clientes com estado de marcado e Mod4 + A atribui clientes com o estado marcado definido para o quadro atual. Clientes marcados terão um "[M]" anexado às suas barras de título.

Pekwm também inclui alguns menus que têm a ver com o agrupamento. AttachClientInFrame (Ctrl + Mod1 + M, A) envia ao cliente atual para o quadro selecionado. AttachFrameInFrame (Ctrl + Mod1 + M, F) envia o conteúdo do quadro atual para o quadro selecionado. AttachClient (Ctrl + Mod1 + M, Shift + A) traz o cliente selecionado para o quadro atual. AttachFrame (Ctrl + Mod1 + M, Shift + F) traz o conteúdo do quadro selecionado para o quadro atual.

Localização do original

http://www.pekwm.org/files/pekwm/doc/0. ... uping.html

Modificado por

- robsonpc,02-04-14, ajuste na tradução.
- Holmes, 02-04-14, correções na formatação e mudança de autoria.

Conteúdo distribuído sob a licença GNU FDL

Este artigo foi editado por Holmes em 02 Abr 2014, 12:21


^ Voltar ao Topo