Autor Subscrever este autor
Avatar do usuário
robsonpc
Avançado
Avançado
 
Artigos: 3
Registro: 17 Dez 2013, 16:44
Localização: PG
Distro utilizada: Debian
Versão: Testing
Ambiente: Gnome
Repositório: Testing
Habilidade: Advanced
Pesquisar artigos

Exportar artigo
Compartilhar em
Blogger Delicioso Digg Facebook Feed amigo Google Linked In Live Mixx MySpace Netvibes Reddit Stumble Upon Technorati Twitter Wordpress
 

Capítulo 18. Perguntas e Respostas - FAQ

ID do artigo: 113
Adaptado por: robsonpc
Adaptado em: 02 Abr 2014, 06:25
Descrição do artigo: Este é o pekwm FAQ. Aqui você pode encontrar respostas para suas perguntas.
Link externo para este artigo:
https://www.manjaro-linux.com.br/forum/a=113.html

Imagem

Índice Analítico

18.1. Como é usado o ~/.pekwm/start?
18.2. O que é Harbour e como ele é usado?
18.3. Posso mudar automaticamente os menus do pekwm?
18.4. Como faço para instalar temas?
18.5. Fiz upgrade do Pekwm e agora ......... não funciona!
18.6. Posso desligar essa 'porcaria' de foco?
18.7. O que é Mod1? E o que seria Mod4?
18.8. Porque meus terminais iniciam com o tamanho errado quando eu os agrupo?
18.9. Onde posso encontrar o tamanho/posição atual de uma janela?
18.10. Como faço para abrir o menu de janela quando ela não tem decorações (bordas)?
18.11. O arquivo de início não funciona!
18.12. Como faço para definir uma imagem de fundo/root/desktop?
18.13. Um tema que eu testei não funciona!
18.14. Como as páginas de desktop trabalham com o pekwm?
18.15. Como posso fazer os submenus serem abertos com o rastro do mouse em vez de clicando sobre eles?
18.16. Meu teclado não tem as teclas do Windows, os atalhos padrões do teclado são um 'saco'!
18.17. Onde está o meu suporte ao Unicode?
18.18. Para onde foram meus botões da barra de título?
18.19. Como posso desabilitar o indicador de pop-up do Espaço de Trabalho?
18.20. Porque o dual-head da Nvidia se comporta mal?

18.1. Como é usado o ~/.pekwm/start ?

O arquivo ~/.pekwm/start é um script shell regular que é executado quando pekwm inicia. O arquivo precisa ter o atributo de executável (chmod +x) para que ele seja usado. Um arquivo simples de exemplo poderia ser assim:

Código: Selecionar todos
#/bin/sh
 gkrellm &
 Esetroot -s mybackground.png &


Não esqueça do &'s.

18.2. O que é Harbour e como ele é usado?

Harbour é a maneira do pekwm's de suportar dockapps, pequenas aplicações especiais que normalmente exibem coisas como informações do sistema ou o status da sua caixa de entrada de e-mail. É essencialmente a mesma coisa que você sabe sobre um dock ou um wharf (cais). O harbour não é um systray do KDE/GNOME para ícones de notificação. Se você quiser ícones de notificação no harbour, você precisa encontrar um dockapp que faça isso para você. Se um Dockapp não vai para o harbour, mesmo que você tê-lo ativado em tempo de compilação, você deve ver se o aplicativo tem a opção de iniciá-lo "withdrawn".

18.3. Posso mudar automaticamente os menus do pekwm?

Sim. A 'Dynamic keyword' é uma maneira de usar menus gerados automaticamente no pekwm. Ou seja, menus que se regeneram cada vez que vê-los. Como exemplo, por padrão, o menu de temas é dinâmico.

Veja Menus Dinâmicos para mais informações.

18.4. Como faço para instalar temas?

A idéia é para descompactar o arquivo do tema que você baixou em algum diretório. Neste caso, vamos descompactá-lo em ~/.pekwm/themes, que é o local padrão de instalação para os temas do usuário.

Simples, primeiro certifique-se de que o diretório de temas existem, e se não, fazê-lo através do comando mkdir ~/.pekwm/themes. Em seguida, copie o pacote do tema, vamos chamá-lo theme.tar.gz, em ~/.pekwm/themes. Em seguida, descompacte o pacote de tema com a ferramenta apropriada. Descompacte o tema com: gzip-dc theme.tar.gz | tar xvf -
Então você vai acabar com um novo subdiretório - este é o tema.

Desde que descompactou o tema em um local padrão, após isso, você pode selecionar o novo tema a partir do menu de temas. Se instalado em um local diferente do padrão, você terá que editar manualmente ~/.pekwm/config. No topo deste arquivo, há uma seção chamada "Files{}". Nesta seção, há uma linha que diz algo como:

Código: Selecionar todos
Theme = "/usr/local/share/pekwm/themes/minimal"


Edite esta linha para apontar para o diretório que você instalou o tema. Reinicie o Pekwm e pronto.

18.5. Fiz upgrade do pekwm e agora ......... não funciona!

Pekwm ainda não atingiu um padrão sobre a sua sintaxe dos arquivos de configuração. E como o pekwm é uma aplicação em pleno desenvolvimento, provavelmente tenha ocorrido algumas mudanças em alguma parte da configuração.

Se você encontrar uma situação que quando você atualizar seu pekwm, e alguma coisa parar de funcionar, você deve:

Mova sua configuração antiga para outro caminho -. Mova os arquivos de configuração pekwm de ~/pekwm (mv ~/pekwm ~/old.pekwm), o que resultará em novos arquivos de configuração. Se isso funcionar, seus arquivos de configuração não são compatíveis com a nova versão do pekwm.

Confira o ChangeLog - Se algo configurável foi alterado, ele também foi documentado no ChangeLog. Este é um recurso útil quando você quiser converter seus arquivos de configuração antigos para um formato de configuração mais recente.

Olhe nas árvores de dados data/ diretório para referência - Se você não pode encontrar informações sobre um novo recurso ou por algum motivo, você não entender a explicação no ChangeLog, há um diretório data/ no pacote fonte do pekwm que tem exemplos de arquivos de configuração (que agem como as configs padrões em uma nova instalação). Provavelmente você vai encontrar ajuda lá.

Leia a documentação -. Você pode encontrar links para a documentação atualizada na homepage do pekwm.

Certifique-se o executável certo está sendo executado -. Mostrar todos as instâncias dp pekwm (find /-name 'pekwm'). Se você ver muitos executáveis, talvez uma em /usr/bin e um em /usr/local/bin, você pode estar iniciando uma versão errada do Pekwm. Isso pode acontecer quando você, por exemplo, instala um pacote precompilado para a sua distribuição e, posteriormente, instala a versão original. A maneira segura é remover todas essas instâncias e reinstalar o pacote usando o make install no código fonte. Você também pode, é claro, passar por cada binário do Pekwm usando o parâmetro -version para encontrar o executável certo para manter.

Note que precisa dar o caminho completo do executável para consultar a sua versão (/usr/local/bin/pekwm --version).

18.6. Posso desligar essa 'porcaria' de foco?

Sim, pode. Você precisa entrar e sair dos eventos que não afetam o foco de quadros, bordas e clientes. Simplesmente descomente todas as linhas que usam a ação de foco em ~/.pekwm/mouse.

O arquivo de configuração padrão ~/.pekwm/mouse é de fácil entendimento "#Remove the following line if you want to use click to focus." Basta procurar por essas linhas e remover ou comentar a linha (usando um # na frente da linha) ao lado da mensagem.

Veja Eventos do mouse para maiores informações sobre o arquivo de configuração.

18.7. O que é Mod1? E o que seria Mod4?

No ~/.pekwm/keys e ~/.pekwm/mouse há todas essas Mod1 e MOD4 como teclas modificadoras. É simples - Mod1 é mais amplamente conhecido como a tecla Alt e Mod4 como a "tecla Windows" encontrado nos teclados recentes. Use xev para descobrir qual nome carregar.

18.8. Porque meus terminais iniciam com o tamanho errado quando eu os agrupo?

Esta é uma questão muito complicada, na verdade, e tem a ver com a forma como lidar com terminais de suas ações de redimensionamento. Uma forma de trazer pelo menos alguma ajuda para esta situação é colocar resize > /dev/null no seu arquivo .Bashrc ou parecido.

18.9. Onde posso encontrar o tamanho/posição atual de uma janela?

Use o commando xwininfo | grep geometry.

18.10. Como faço para abrir o menu de janela quando ela não tem decorações (bordas)?

Você pressiona teclas. A combinação de teclas padrão para o menu janela no momento é primeiro Ctrl + Mod1 + M, então W (ou Mod4 + W para rápido).

Você pode especificar sua própria combinação de teclas para o menu janela no arquivo de configuração ~/.pekwm/keys. Veja Ação de Botões para obter informações sobre como editar atalhos de teclado.

18.11. O arquivo de início não funciona!

Código: Selecionar todos
chmod +x ~/.pekwm/start


Sim, esta é uma duplicata da primeira entrada do FAQ. Só para ter certeza que nós nunca veremos esta questão no IRC mais.

18.12. Como faço para definir uma imagem de fundo /root/desktop?

Em termos simples, você pode usar qualquer programa que permite a instalação de imagens de fundo. O quê? Quer links também? Porque você respondeu que é legal, então aqui está o feh e o hsetroot. Se você tiver instalado o Eterm você tem um programa chamado Esetroot que será usado para configurar o papel de parede. Há um milhão de aplicativos semelhantes e isso não é lugar para uma lista completa deles.

Você quer que o fundo seja definido automaticamente quando você iniciar o Pekwm? Adicione o comando para a criação do papel de parede no seu arquivo de início localizado em~/.pekwm/start. Lembre-se do chmod + x.

18.13. Um tema que eu testei não funciona!

Pekwm está em processo contínuo de desenvolvimento. Isto significa que o formato do arquivo do tema passou por uma quantidade considerável de alterações. Algumas dessas mudanças são compatíveis com versões anteriores, algumas não são. Você instalou um tema com uma sintaxe muito velha ou muito nova para a sua versão do pekwm. Nada pode ser feito a não ser que alguém que conhece as diferenças entre os formatos temáticos faça um favor e se comprometa a editá-los para você.

Pekwm não deve recusar-se a iniciar de novo depois de um teste com um tema com falha mas normalmente você vai ver algo estranho. Neste caso, você pode tentar selecionar um novo tema de trabalho a partir do menu ou alterar o tema usado manualmente. Isso é feito em ~/.pekwm/config. Sob a Seção de Arquivos, há uma entrada chamada Theme, que aponta para o seu tema atual. Poderia ser algo como isto:

Código: Selecionar todos
Files {
   Theme = "/home/shared/.pekwm/themes/blopsus9-blaah"
}


Agora, tudo o que você precisa fazer é setar o caminho para qualquer tema que você saiba que está funcionando. O tema padrão é geralmente uma aposta segura. Depois de editado e salvá-lo, (re)inicie o pekwm.

18.14. Como as páginas de desktop trabalham com o pekwm?

Para uso geral use qualquer NETWM pager compatível. IPager , screenpager , rox-pager, fbpanel's pager, obpager, gai-pager, gnome's pager, kde's pager, perlpanel's pager,netwmpager entre outros. Favor reportar as suas histórias de sucesso com pagers não já mencionados aqui.

18.15. Como posso fazer os submenus serem abertos com o rastro do mouse em vez de clicando sobre eles?

Você precisa editar o ~/.pekwm/config. Abra-o em um editor de texto e procure a seção Menuno final do arquivo. Você vai ver algo como isto:

Código: Selecionar todos
Menu {
   # Defines how menus act on mouse input.
   # Possible values are: "ButtonPress ButtonRelease DoubleClick Motion"
   # To make submenus open on mouse over, comment the default Enter,
   # uncomment the alternative, and reload pekwm.
 
   Select = "Motion"
   Enter = "ButtonPress"
   # Enter = "Motion"
   Exec = "ButtonRelease"
}


Para fazer o submenu aberto com o foco do mouse sobre, remover ou comentar a linha

Enter = "ButtonPress"

e remover o caractere # dessa linha:

# Enter = "Motion"

para que ele se pareça com isso:

Enter = "Motion"

e está certo. Atualizar configuração pekwm a partir do menu ou pressione usando o Ctrl + mod1 + delete para fazê-lo com uma combinação de teclas.

Teste seus menus pekwm semi-automáticas! O padrão requer que você clique por causa de menus dinâmicos. Embora razoavelmente rápido, às vezes eles podem ter um ou dois segundos para ser gerada de acordo com o script. Navegar na árvore de menu pode nesses momentos torna-se mais irritante, especialmente em uma máquina mais lenta, do que ter que fazer um clique extra. Lá você tem a solução caso você não goste dela.

18.16. Meu teclado não tem as teclas do Windows, os atalhos padrões do teclado são um 'saco'!

Provavelmente a maneira mais fácil de usar os atalhos de teclado padrão em um teclado que não tem teclas de janela e atribuir alguma outra tecla ao Mod4.

O Caps Lock é uma das teclas que não é muito utilizada e outras irritantes botões ao seu redor, nós vamos fazer isso modificando o Mod4 adicionando as seguintes linhas ao ~/.pekwm/start:

Código: Selecionar todos
# Make Caps Lock act as Mod4
    xmodmap -e "remove lock = Caps_Lock"
    xmodmap -e "add mod4 = Caps_Lock"


Lembre-se de usar o chmod +x ~/.pekwm/start, em seguida, reinicie o Pekwm. Sua tecla Caps Lock agora age como Mod4. Oh alegria!

18.17. Onde está o meu suporte ao Unicode?

Edite seu tema favorito para usar a sua fonte preferida Unicode e desfrutar de todos os tipos de caracteres nas barras de título e menus.

18.18. Para onde foram meus botões da barra de título?

Botões exigem um nome baseado na sintaxe modelo e habilitado nos temas ou apenas o último botão será visível.

Usando essa sintaxe para criar apenas um botão:

Código: Selecionar todos
Require {
 Templates = "True"
}

Buttons {
 Left {
   @button
 }
 Left {
   @button
 }
}


Dado os nomes, serão criados dois botões:

Código: Selecionar todos
Require {
 Templates = "True"
}

Buttons {
 Left = "button1" {
   @button
 }
 Left = "button2" {
   @button
 }
}


18.19. Como posso desabilitar o indicador de pop-up do Espaço de Trabalho?

No arquivo de configuração principal, na seção Screen deve haver um parâmetro ShowWorkspaceIndicator, ajustar para 0 para desativar o WorkspaceIndicator.

18.20. Porque o dual-head da Nvidia se comporta mal?

O driver proprietário da Nvidia fornece informações dual-head, tanto em Xinerama e em RANDR. A informação recebida pelo RANDR é do driver e é uma tela grande, o Xinerama é dividido em múltiplas telas. Para contornar este problema a opção HonourRandr foi introduzido na Seção de tela do arquivo de configuração principal. Defini-lo como False faz com que o Pekwm só trabalhe com as informações do Xinerama.

Código: Selecionar todos
Screen {
...
    HonourRandr = "False"
...


Localização do original

http://www.pekwm.org/files/pekwm/doc/0. ... l#FAQ-8428

Modificado por

- robsonpc, 04-04-14, inclusão do texto.
- Holmes, 05-04-14, ajustes no texto.
- Holmes, 05-04-14, correções pontuais.

Conteúdo distribuído sob a licença GNU FDL

Este artigo foi editado por Holmes em 05 Abr 2014, 11:08


^ Voltar ao Topo