- Link externo para este artigo:
-
https://www.manjaro-linux.com.br/forum/a=98.html
|
|
Capítulo 3. CompilandoID do artigo: 98Adaptado por: Holmes Adaptado em: 01 Abr 2014, 21:33 Descrição do artigo: Este capítulo ensinará como copilar o pekwm.
![]() Este capítulo irá ajudá-lo no processo de compilação do pekwm. 3.1. Desempacotando o arquivo O primeiro passo para compilar pekwm é descompactar o arquivo. A desencompactação depende de qual versão você baixou:
A opção -j funciona normalmente na maioria dos sistemas GNU/Linux e com a versão de desenvolvimento atual do .tar, pois é parte integrante do GNU/linux. Se o seu sistema não suportar a opção -j, você pode usar duas alternativas: 1) bzip2-dc pekwm-0.1.17.tar.bz2 | tar-xvf - ou 2) bzip2-d pekwm-0.1.17.tar.bz2 seguido do parâmetro -xvf pekwm-0.1.17.tar. Isso também funciona para a versão .tar.gz usando gzip-dc ou gzip-d.As opções de v são opcionais, elas mostram os nomes dos arquivos e como eles estão sendo extraídos. Nesse ponto, você deve ter um diretório pekwm-0.1.17. Use cd pekwm-0.1.17 para chegar até ele!3.2. Opções de configuração A primeira coisa a fazer é executar o script configure. Esse script configurará opções para o pekwm compilar. Aqui estão algumas das opções mais usadas e quais são os seus valores por padrão. Importante: ./configure opções:--enable-shape Permite o uso da extensão Xshape para as janelas não-retangulares. Por padrão é ativado. --enable-xinerama Permite Xinerama para multi-suporte de tela. Por padrão é ativado. --enable-xrandr Ativa o suporte a tela multi RandR. Por padrão é ativado. --enable-xft Ativa suporte a fontes Xft em pekwm (temas). Por padrão é ativado. --enable-image-xpm Imagem XPM usando libXpm. Por padrão é ativado. --enable-image-jpeg Suporte a imagens JPEG usando libjpeg. Por padrão é ativado. --enable-image-png Suporte a imagens PNG usando libpng. Por padrão é ativado. --enable-debug Permite saída de depuração. Por padrão é desativado. --enable-pedantic Permite compilação pedantic ao usar GCC. Por padrão é desativado. --prefix=PREFIX Pode ser útil para usar um prefixo personalizado para instalar os arquivos. Por padrão em /usr/local. 3.3. Construção e instalação Depois de executar /.configure com todas as opções que você precisa, execute make. Isto deve levar apenas alguns minutos. Depois disso, transforme em um root (a menos que você usou um prefixo em seu diretório pessoal, tais como --prefix=/home/you/pkg) e digite make install. Adicionando exec pekwm para ~/.xinitrc, se você usar X execute startx ou ~/.xsession se você usar um gerenciador de exibição, que geralmente deve ser suficiente para ter o pekwm. É isso aí! pekwm está instalado no seu computador agora. Localização do original http://www.pekwm.org/files/pekwm/doc/0. ... iling.html Modificado por - Holmes, 01-04-14, ajuste na tradução. - Holmes, 01-04-14, inserção da imagem. - Holmes, 06-04-14, correções pontuais na tradução. Conteúdo distribuído sob a licença GNU FDL |