Autor Subscrever este autor
Avatar do usuário
Holmes
Fundador
Fundador
 
Artigos: 56
Registro: 30 Set 2012, 21:00
Localização: Brasil
Distro utilizada: Kibojoe Linux
Versão: 18.02
Ambiente: JWM
Repositório: Stable
Habilidade: Intermediate
Pesquisar artigos

Exportar artigo
Compartilhar em
Blogger Delicioso Digg Facebook Feed amigo Google Linked In Live Mixx MySpace Netvibes Reddit Stumble Upon Technorati Twitter Wordpress
 

Capítulo 4. Primeiros passos

ID do artigo: 99
Adaptado por: Holmes
Adaptado em: 01 Abr 2014, 21:38
Descrição do artigo: Dicas introdutórias ao pekwm.
Link externo para este artigo:
https://www.manjaro-linux.com.br/forum/a=99.html

Imagem

Agora que você já tem pekwm instalado em seu PC, você deve tomar alguns minutos para conhecer o seu funcionamento básico.

A documentação geralmente tenta explicar os termos que ele usa, mas os termos úteis para saber de antemão incluem "Mod1", que será a sua tecla Alt, e "Mod4", que será a sua tecla Windows. Isto (teclas Alt e Windows) está em todos os teclados! Também é bom saber que um "frame" significa basicamente o mesmo que uma janela, mas essa janela pode conter uma ou mais janelas reais. O mesmo conceito também é referido como um "grupo de janela". Em relação a isso, um grupo de janelas pode ser referido como "janelas agrupadas" ou "janela do cliente"; ou ainda como “cliente".

4.1. Primeira execução

A primeira vez que você executa pekwm, os seguintes arquivos devem ser copiados automaticamente para o diretório ~/.pekwm: config, menu, keys, autoproperties, start e vars. Tudo isso acontece, como foi dito, automaticamente, por padrão, e depois você vai ser exposto a um ambiente de trabalho agradável.

4.2. Sobre menus e iconification

Quando você iconify (este é o nome tradicional em unix e é quando a janela será minimizada) uma janela em pekwm, a ação é minimizar, igual aos demais gerenciadores de janelas. Você pode de-iconify usando um dos três menus: o menu de ícones, o menu Ir ou o menu GotoClient. Quando você clica em um desses menus, você poderá de-iconify quando necessário.
Menu de ícones mostra uma lista de todas as janelas atualmente minimizadas. Use Mod4 + Shift + I para mostra o menu de ícones.

Menu Ir mostra uma lista de janelas ativas no momento. Esse menu só irá mostrar a janela ativa no momento de possíveis grupos de janelas. Use Mod4 + L ou o botão do meio do mouse sobre a janela raiz ou nas bordas da tela para exibir esse menu.
Menu GotoClient mostra uma lista de todas as janelas abertas no momento. Grupos de janelas estão separados um do outro com um separador de menu que é definido pelo tema utilizado. Você precisa estar usando o agrupamento de janelas para realmente ver qualquer diferença entre os menus GotoClient e Goto. Use Mod4 + C ou o botão do meio do mouse sobre a janela raiz ou nas bordas da tela, mantendo pressionada Mod4 para abrir o menu GotoClient.

Um item no menu de Goto e GotoClient e no menu de ícones (e anexar menus) tem a seguinte sintaxe:

Código: Selecionar todos
<number> [symbols] Window title


O número representa o espaço de trabalho da janela que está ligado. Símbolos é uma lista de códigos que representam os estados da janela, que são:

* (pegajoso)
. (Iconified)
^ (sombreado)
+ (acima da camada da janela normal)
- (abaixo da camada da janela normal)
A (ativo no grupo )

Se você estiver usando o agrupamento de janelas, todo o grupo será iconify em vez de uma janela.

4.3. Usando o mouse

Pekwm tem excelente suporte ao mouse. Aqui você vai aprender a fazer algumas ações habituais de gerenciamento de janelas usando a configuração padrão.

Mover janelas é bastante fácil e eu acho que você já pegou o jeito de usar o botão esquerdo do mouse sobre a barra de título e arrastando. Mas você notou que quando você pressiona Mod1 ao arrastar a janela do cliente (e não a barra de título) funciona tão bem.

O redimensionamento também é fácil e muitos estão familiarizados com ele. Segurem a borda da janela com o botão esquerdo do mouse e arraste. Solte o botão e pronto! Mas o que você provavelmente não sabia é que, se você pressionar Mod1 e arrastar a janela do cliente com o botão direito do mouse também faz as janelas se redimensionarem. Experimente, é ótimo!

Minimizando (iconifying) com o mouse é possível através do menu da janela. Botão direito do mouse em uma barra de título da janela e selecione Iconify. Muitos temas também implementaram um botão iconifying na barra de título.

Sombreamento é feito clicando duas vezes a barra de título com o botão do meio do mouse.

Maximizando é bastante fácil. Segure Mod1 e clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse. Muitos temas também têm um botão de maximizar. O tema padrão tem um no canto direito da barra de título. Também é possível usar o menu da janela (clique com o botão direito do mouse sobre o titlebar).

Enchimento. Soa estranho? não é! Significa apenas que você pode fazer uma janela crescer quanto ela pode até atingir as bordas das janelas que a rodeiam. Muito fácil, dê um duplo clique na barra de título com o botão esquerdo do mouse. Excelente recurso!

Levantando janelas. Fácil! Clique com o botão esquerdo do mouse na barra de título da janelas ou mantenha Mod1 pressionando e clique com o botão esquerdo do mouse em qualquer lugar na janela.

Abaixando janelas. Segure Mod4 e clique com o botão esquerdo do mouse em qualquer lugar na janela.

Encerramento. A maioria dos temas implementaram um botão de fechar. O tema padrão tem um na extremidade esquerda da barra de título. Você também pode fechar um cliente, mantendo Mod4 e clicando com o botão direita do mouse em seu título. Note-se que o cliente não tem que ser o cliente ativo do quadro para que isso funcione. Veja também o menu da janela.

Ativando clientes. Agora que você tem vários clientes agrupados em um quadro, você pode alternar entre eles simplesmente clicando com o botão esquerdo do mouse sobre o título do cliente. Isso também aumenta o quadro. Se você não quer que o quadro se levante, dê meio clique no título do cliente. Além disso, quando se tem mais de um cliente, tente girar a roda do mouse em uma barra de título de quadros.

Menus. Como mencionado, pressione o botão direito do mouse em uma barra de título da janela e você vai obter o menu da janela. Você pode fazer muitas coisas que não são possíveis por atalhos do mouse. Para abrir o menu raiz (o que você usa para executar programas), clique no botão direito do mouse no fundo ou nas bordas da tela. Para obter o menu Ir, clique no botão do meio no fundo de tela ou bordas.

A maioria dos botões temáticos trabalham com um clique no botão esquerdo do mouse. Alguns também têm algumas coisas especiais quando você usar outros botões do mouse sobre eles. Como o tema padrão tem o botão maximizar. Experimente! O botão de fechar em tema padrão também tem um especial quando você clique direto sobre ele. Com ele é possível matar o cliente se ele está preso e você não pode fechá-lo normalmente.

Isso termina nossa breve introdução ao uso do mouse em pekwm. Espero que você tenha encontrado os padrões agradável de usar. Lembre-se que se você não gosta de algo, você pode mudá-lo!

4.4. Usando o teclado

Pekwm permite um excelente controle do teclado em seu gerenciamento de janelas. Vamos testá-lo um pouco. Se você não tem a tecla Windows no teclado, consulte ~/.pekwm/keys para as chaves que você pode usar para fazer o mesmo e muito mais.

Mover e redimensionar janelas. Para ser capaz de mover e redimensionar janelas você tem para ativar o estado MoveResize especial. Isso acontece pressionando Mod4 + Enter. A janela deve depois ser móvel, usando as teclas de seta. Para redimensionar, pressione Mod4 e use as setas. Usando a tecla Shift com essas ações deve tomar cuidado! Para aceitar o novo tamanho e posição, pressione Enter. Para deixar de volta para a antiga posição e tamanho pressione Escape.

Minimizando. Pressione Mod4 + I. Mod4 + Shift + I aparece o menu de ícones que você pode usar para trazê-lo de volta.

Sombreamento. Isto é para ocultar a maior parte da janela, deixando apenas a barra de título visível. Pressione Mod4 + S para alternar o estado sombreado.

Maximizar. Com Mod4 + M alterna o estado maximizado.

Enchimento (fazendo uma janela de crescer quanto possível no espaço que tem em torno dela). Pressione Mod4 + G para fazer crescer as janelas para se adequar.

Tela Cheia. Pressione Mod4 + F para alternar o estado de tela cheia.

Movendo-se entre frames. Pressione Mod1 + Tab e Mod1 + Shift + Tab para mover entre os quadros. Ou use Mod1 + Ctrl + Tab e Mod1 + Ctrl + Shift + Tab para mover entre os quadros mais usados recentemente. Você também pode usar direcional focagem, então, pressione Mod4 e uma das teclas de seta. O foco deve mudar para o quadro que está na direção que você apontou. Experimente!

Movendo-se dentro de quadros. Pressione Mod4 + Tab e Mod4 + Shift + Tab para mover entre os clientes em um quadro.

Encerramento. Pressione Mod4 + Q para fechar as janelas.

Agrupamento. A maneira mais fácil de grupar é a utilização da marcação. Você seleciona os clientes que você quer para o grupo para outro quadro, alternando-os marcando como Mod4 + Z. Você pode ter muitos clientes marcados como quiser. Então vá para o quadro que você deseja esses clientes já marcados para ser anexados e pressione Mod4 + A. É isso aí!

Menus. Há algumas ligações de menu simples. Mod4 + R mostra o menu principal (o menu raiz). Mod4 + L mostra uma lista de suas janelas ativas (o menu Ir). Mod4 + C mostra uma lista de todas as janelas abertas (o menu Goto). Mod4 + W traz no menu
Janela. E Mod4 + Shift + I o menu de ícones.

Estes são os princípios. Há uma tonelada mais! Veja o resto dessas ligações em ~/.pekwm/keys para. Agora se você não gostar de alguma ligação é só editar e deixá-lo adequado para sua utilização.

Localização do original

http://www.pekwm.org/files/pekwm/doc/0. ... arted.html

Modificado por

- Holmes, 01-04-14, ajuste na tradução.
- Holmes, 01-04-14, inserção da imagem.

Conteúdo distribuído sob a licença GNU FDL

Este artigo foi editado por Holmes em 01 Abr 2014, 21:54


^ Voltar ao Topo